Como o ESMO 2019 transforma a prática da oncologia? Principais lições aprendidas no congresso - Oncologia Brasil

Como o ESMO 2019 transforma a prática da oncologia? Principais lições aprendidas no congresso

Os Destaques em Oncologia Torácica no ESMO 2019
2 min. de leitura

O Dr. Gilberto de Castro Junior, oncologista clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês e presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), em sua participação no último dia do ESMO Congress 2019, cita os destaques em Oncologia Torácica no Congresso, comentando o que muda na Oncologia após o encontro.

O primeiro dos destaques comentado pelo Dr. Castro Jr. foi a apresentação dos dados do estudo FLAURA, que confirmou o ganho de sobrevida global para pacientes com câncer de pulmão metastático tratados com osimertinibe.

Outro destaque foi a demonstração de que o tratamento com nivolumabe e ipilimumabe em associação superou os resultados obtidos com quimioterapia baseada em platina para pacientes com expressão tumoral de PD-L1 superior a 1%.

Ainda citou o resultado do uso de imunoterapia com pembrolizumabe em pacientes com TMB superior a 175 mutações por eczoma, que demonstraram um ganho em sobrevida em relação a pacientes tratados com quimioterapia.

O Dr. Gilberto conclui que algumas das novidades do ESMO 2019 serão incorporadas na prática e conclui que continuidade de alguns desses estudos fornecerão informações de toxicidade, metástases cerebrais, dentre outro.

O ESMO Congress 2019 aconteceu entre os dias 27 de setembro e primeiro de outubro em Barcelona, Espanha, reunindo especialistas do mundo todo para discutir o que há de mais recente na pesquisa oncológica, com apresentação de dados que podem mudar a prática da oncologia e consequente promoção de um atendimento melhor ao paciente. Confira a cobertura que fizemos no site www.oncologiabrasil.com.br/esmo-19, e nas nossas redes sociais.