Consulta pública para a incorporação de cetuximabe no SUS, participe até o dia 16/10! - Oncologia Brasil

Consulta pública para a incorporação de cetuximabe no SUS, participe até o dia 16/10!

2 min. de leitura

Está aberta até o dia 16 de outubro uma consulta pública para a incorporação de cetuximabe ao Sistema Único de Saúde (SUS), na indicação de câncer colorretal metastático com metástase limitada ao fígado. De acordo com dados do INCA (2016), CCR é o segundo tipo de Câncer mais incidente no Brasil, e o mesmo também já representa a segunda maior causa de mortalidade por câncer no país.

A Incorporação de Cetuximabe ao SUS pode proporcionar aos pacientes com metástases limitadas ao fígado a possibilidade de uma ressecção R0, aumentando em 3,5 mais vezes a chance desse paciente chegar a uma cirurgia. Em dados de estudos clínicos, reforçados por dados de vida real, sabemos que cerca de 27% dos pacientes que conseguem passar por uma cirurgia de ressecção R0 permanecem vivos após 5 anos da operação.

A CONITEC emitiu uma recomendação preliminar não favorável a incorporação de cetuximabe, alegando que as evidências clínicas do fármaco para esse perfil de paciente (CCRm RASwt LLD) são fracas, e que a comparação de sobrevida global dos pacientes que fizeram ressecção R0 não teve diferença estatística.

Gostaríamos de incentivar a sua participação na consulta pública, destacando os seguintes pontos:

– O conjunto de dados de cetuximabe, associado a experiência clínica com a droga, corrobora com os resultados apresentados no dossiê submetido a CONITEC de maneira consistente nos mais de 10 anos que a droga é comercializada no país;

– O paciente que consegue ser convertido e fazer uma cirurgia R0, independentemente do tipo de tratamento, possui maior sobrevida global e maior chance de cura. A proposta de valor da incorporação de cetuximabe não está somente em aumentar a SG desse subgrupo de pacientes em relação a QT isolada, mas sim em proporcionar aos pacientes CCRm LLD inicialmente irressecáveis uma maior chance (>3,5 vezes comparado a QT isolada) de se tornarem ressecáveis.

É possível participar através do link:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34537