Dados do estudo PACIFIC reforçam durvalumabe como terapia de consolidação para o tratamento de câncer de pulmão não-pequenas células estadio III - Oncologia Brasil

Dados do estudo PACIFIC reforçam durvalumabe como terapia de consolidação para o tratamento de câncer de pulmão não-pequenas células estadio III

< 1 min. de leitura

O estudo comparou durvalumabe com placebo em pacientes sem progressão da doença após receberem inicialmente quimioterapia e radioterapia concomitantes 

 

Dr. Ross Camidge, Professor Titular na Divisão de Oncologia e Diretor do Programa Clínico de Oncologia Torácica na Universidade do Colorado (EUA)comenta o estudo PACIFIC, cujos resultados modificaram o padrão de tratamento dos pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC) estadio III irressecável. 

 

 

O CPNPC é um tipo de câncer bastante desafiadorDada a heterogeneidade da doença no estadio III, diferenciar tumores ressecáveis dos não ressecáveis é fundamental para determinar o melhor tratamento. No geral, um em cada três pacientes com CPNPC é diagnosticado nessa fase, quando a maioria dos casos é irressecável. 

Historicamente, a quimiorradiação foi utilizada por décadas como tratamento para esses pacientes. No entanto, segundo o oncologista, o estudo PACIFIC modificou esse cenário. Os primeiros resultados foram apresentados há dois anos e, na ESMO 2020, os dados foram atualizados a partir de análises exploratórias planejadas de quatro anos. 

Trata-se de um estudo de fase III, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, multicêntrico, que comparou durvalumabe (10 mg/Kg a cada 2 semanas) com placebo em pacientes com CPNPC estadio III sem progressão da doença após receberem inicialmente quimioterapia e radioterapia concomitantes. 

Os desfechos primários foram sobrevida livre de progressão (SLP) e sobrevida global (SG).  A SLP teve HR de 0,55 (IC de 95%) com mediana de 17,2 versus 5,6 meses. Os resultados das análises atualizadas confirmaram uma taxa de SG estimada em quatro anos de 49,6% para durvalumabe versus 36,3% para placebo após QTR e SG mediana de 47,5 meses versus 29,1 meses, respectivamente. 

Dr. Ross Camidge conclui no vídeo que os resultados de quatro anos do estudo PACIFIC reforçam o durvalumabe com terapia de consolidação para o tratamento da subpopulação de pacientes elegíveis. 

Referências: 

LBA49 – Durvalumab after chemoradiotherapy in stage III NSCLC: 4-year survival update from Phase 3 PACIFIC trial. ESMO 2020.  

NCCN Guidelines – Small Cell Lung Cancer – Version 1.2021 – August 4, 2020 [Internet]. Disponível em: https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/sclc.pdf 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação