O datopotamabe duruxtecana é um anticorpo-droga conjugado, constituído de um anticorpo monoclonal contra uma fração de anti topoisomerase II do tipo IgG 1, conjugado a um potente inibidor de topoisomerase I
Resultados preliminares de fase I do estudo clínico TROPIONPanTumor01 indicam que O datopotamabe duruxtecana (Dato-Dxd) tem atividade antitumoral e um perfil de segurança razoável em pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células e com câncer de mama triplo negativo. Este trabalho apresenta os resultados atualizados da coorte de pacientes com câncer de mama triplo negativo.
Esse estudo clínico de fase I, multicêntrico, aberto avaliou a taxa de resposta objetiva e a segurança como desfechos primários com Dato-Dxd 6mg/kg IV a cada 3 semanas em pacientes com câncer de mama avançado/metastático triplo negativo e HR+ HER2- cuja doença progrediu às terapêuticas padrão.
43 pacientes com câncer de mama triplo negativo e mediana de idade de 53 anos (32-82) receberam ao menos uma dose do medicamento, sendo que destes, 27 pacientes mantiveram o tratamento e 16 descontinuaram o tratamento devido à progressão de doença. A duração mediana do tratamento foi de 2,8 meses (0,7-6,9) e a duração mediana do acompanhamento foi de 3,9 meses (0,3- 9,2). Dos 38 pacientes avaliados para resposta, a taxa de resposta objetiva foi de 39%, sendo 15 pacientes com resposta parcial. A taxa de controle da doença foi de 84% e a mediana de tempo para resposta foi de 1,35 meses (1,2-3,2).
Eventos adversos de qualquer grau foram observados em 95% dos pacientes, enquanto eventos adversos de grau III ou mais foram observados em 35% dos pacientes. Os mais comuns foram náusea (58%), estomatite (53%), alopecia (35%), vômitos (35%). Um paciente experenciou neutropenia de grau III. Eventos adversos graves foram observados em 5 pacientes (12%), sem associação com óbito. 9 pacientes tiveram que ter as doses reduzidas e 3 pacientes interromperam provisoriamente o uso devido aos eventos adversos.
Os resultados ainda são preliminares e incipientes. O medicamento de fato apresenta atividade antitumoral, mas ainda carece de evidências mais robustas que embasem seu uso na prática clínica, principalmente relativas aos critérios de inclusão, estudos randomizados controlados com outras drogas disponíveis no arsenal terapêutico atual e de métodos que melhorem a tolerância da droga.
Referências:
GS1-05 – Ian Krop et al., Datopotamab deruxtecan in advanced/metastatic HER2- breast cancer: Results from the phase TROPION-PanTumor01 study. Presented at 2021 San Antonio Breast Cancer Symposium®
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.