Destaques no tratamento do câncer de próstata avançado - Oncologia Brasil

Destaques no tratamento do câncer de próstata avançado

Os destaques em relação aos trabalhos com enfoque em câncer de próstata avançado
2 min. de leitura

O Dr. Karim Fizazi, oncologista clínico do Institut Gustave Roussy (Paris, França), comenta seus destaques em relação aos trabalhos com enfoque em câncer de próstata avançado, diretamente do ESMO Congress 2019.

O Dr. Fizazi revisou alguns dos dados vistos este ano para câncer de próstata metastático sensível à castração e destacou a atualização do estudo STAMPEDE, que avaliou o uso de docetaxel, por seis ciclos, nessa população, em concomitância à terapia de privação androgênica (ADT, do inglês androgen deprivation therapy). A atualização evidenciou que o benefício de docetaxel foi visto tanto em pacientes com doença de grande volume (definida pela presença de metástases viscerais ou 4 ou mais metástases ósseas, sendo ao menos uma em ossos fora da coluna vertebral e pelve) quanto naqueles com doença de baixo volume.

No entanto, o oncologista alertou que o benefício de docetaxel pode não ser tão grande quanto se imaginava na primeira análise de resultados, tendo sido apresentada agora uma redução do risco de morte de 19% (HR 0,81; IC 95% 0,69-0,95; p=0,009). O Dr. Fizazi ainda ponderou que, ao se comparar a magnitude dessa redução com a redução de aproximadamente 35% nesse risco com uso de antiandrogênicos periféricos, talvez valha mais a pena que essas medicações orais sejam a primeira opção, desde que haja possibilidade de acesso a essas drogas é que seu custo não seja proibitivo.

Por fim, o médico comentou os dados referentes à atualização do estudo SPARTAN, para pacientes com doença não metastática (M0) resistente à castração, apontando que, apesar de tendência importante a benefício em sobrevida global, a significância estatística para esse desfecho ainda não foi atingida. Portanto, novos dados desse estudo e de outros estudos no mesmo cenário, como o PROSPER e o ARAMIS, ainda são aguardados.

O ESMO Congress 2019 acontece entre os dias 27 de setembro e primeiro de outubro em Barcelona, Espanha e reúne especialistas do mundo todo para discutir o que há de mais recente na pesquisa oncológica, com apresentação de dados que podem mudar a prática da oncologia e consequente promoção de um atendimento melhor ao paciente. Confira a cobertura no site e nas nossas redes sociais.