EMPOWER-Lung 3: 1ª linha com cemiplimabe mais quimioterapia demonstra ganho de sobrevida no tratamento do CPNPC avançado - Oncologia Brasil

EMPOWER-Lung 3: 1ª linha com cemiplimabe mais quimioterapia demonstra ganho de sobrevida no tratamento do CPNPC avançado

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Helano FreitasOncologista Clínico do A.C. Camargo Cancer Center, e Dra. Carolina Kawamura, Oncologista Clínica do Grupo DASA, discutem sobre os dados interinos do estudo ESMPOWER-Lung 3, apresentado no ESMO 2021

 

Durante o Congresso Anual da ESMO 2021, foi apresentado o EMPOWER-Lung 3 (NCT03409614), um estudo randomizado, de fase 3, contendo 2 partes, que avalia o cemiplimabe em combinação com doublet platina na 1ª linha de tratamento do câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) avançado (estádios III e IV), de histologia escamosa ou não escamosa, sem mutações acionáveis. Na mini sessão oral, houve a apresentação interina pré-especificada da parte 2 duplo-cega do estudo, que inscreveu pacientes independente da expressão de PD-L1 e comparou a atividade clínica e a segurança de cemiplimabe mais quimioterapia à base de platina versus placebo + quimioterapia. E neste vídeo Dr. Helano Freitas e Dra. Carolina Kawamura discutem dados importantes acerca deste estudo.  

Os pacientes foram randomizados 2:1 (estratificados por histologia e expressão de PD-L1) para receber cemiplimabe 350 mg uma vez a cada 3 semanas ou placebo, com duração de 108 semanas ou até progressão de doença, além de até 4 ciclos de quimioterapia seguidos de manutenção obrigatória com pemetrexede para pacientes com histologia não escamosa. O desfecho primário foi a sobrevida global (SG). Os principais desfechos secundários incluíram sobrevida livre de progressão (SLP) e taxa de resposta objetiva (TRO) por revisão central independente cega. O corte de dados foi em 14 de junho de 2021. 

Ao todo, 466 pacientes elegíveis foram randomizados para cemiplimabe + quimioterapia (n = 312) ou placebo + quimioterapia (n = 154). A idade média foi de 63 anos; 57,1% tinham CPNPC não escamoso; 85,2% tinham doença estádio IV.  

A SG mediana foi de 21,9 meses com cemiplimabe + quimioterapia versus 13,0 meses no grupo placebo (HR 0,71; P = 0,014). Observou-se superioridade também em SLP (8,2 versus 5,0 meses; HR 0,56), TRO (43,3% versus 22,7%) e duração de resposta (15,6 meses versus 7,3 meses).  

A incidência de eventos adversos de grau ≥ 3 relacionados ao tratamento foi de 29% no braço de cemiplimabe + quimioterapia e 18% no braço placebo + quimioterapia. Um outro dado apresentado neste estudo refere-se a taxa de descontinuação por eventos adversos relacionados ao tratamento, de 3% no braço de cemiplimabe + quimioterapia e 1% no braço placebo + quimioterapia. Além de uma melhora significativa também na qualidade de vida dos pacientes tratados com cemiplimabe + quimioterapia. 

Os autores deste estudo concluem que nos pacientes com CPNPC avançado, cemiplimabe + quimioterapia em primeira linha demonstrou ganho clinicamente e estatisticamente significativo em SG, SLP, TRO e duração de resposta em relação ao placebo + quimioterapia, apresentando perfil de segurança aceitável.  

Ouça também o podcast:

 

Referências:  

  1. Gogishvili M, et al. “EMPOWER-Lung 3: Cemiplimab in combination with platinum doublet chemotherapy for first-line (1L) treatment of advanced non-small cell lung cancer (NSCLC)” Abstract LAB51. ESMO Congress 2021.