EMPOWER-Lung 3: cemiplimabe combinado com quimioterapia em pacientes com CPNPC - Oncologia Brasil

EMPOWER-Lung 3: cemiplimabe combinado com quimioterapia em pacientes com CPNPC

2 min. de leitura

O estudo de fase 3 (EMPOWER-Lung 3) de cemiplimabe combinado com quimioterapia foi interrompido precocemente devido à melhora significativa na sobrevida global em pacientes com CPNPC avançado em primeira linha

EMPOWER-Lung 3 foi um estudo randomizado multicêntrico de fase 3, que investigou o tratamento em primeira linha de cemiplimabe (inibidor de PD-1) em combinação com quimioterapia de doublet de platina, comparado com a quimioterapia de doublet de platina sozinha, em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) avançado escamoso ou não-escamoso, independentemente da expressão de PD-L1.  

O estudo incluiu 466 pacientes com CPNPC localmente avançado (estágio IIIB/C) ou metastático (estágio IV), sem tratamento prévio e sem mutações em ALK, EGFR e ROS1 e que não eram candidatos à quimiorradiação definitiva. Os pacientes foram randomizados 2:1 para receber cemiplimabe 350 mg (n = 312) ou placebo (n = 154) administrado por via intravenosa a cada três semanas por 108 semanas, mais quimioterapia com doublet de platina administrada a cada três semanas por quatro ciclos. Entre os pacientes do estudo, 30% (n = 139) tinham tumores com <1% de expressão de PD-L1, 38% (n = 175) tinham tumores com 1% a 49% de expressão de PD-L1 e 33% (n = 152) tinha tumores com ≥50% de expressão de PD-L1. 

Os desfechos co-primários foram sobrevida global (SG) e sobrevida livre de progressão (SLP). Os principais desfechos secundários incluíram taxa de resposta objetiva e melhor resposta global. A decisão de interromper o estudo antecipadamente foi baseada em uma recomendação do Comitê Independente de Monitoramento de Dados durante uma análise intermediária especificada pelo protocolo, na qual foi visto que cemiplimabe combinado com quimioterapia aumentou a SG mediana de 13 para 22 meses, levando a uma redução de 29% no risco de morte (HR: 0,71; IC 95% 0,53-0,93; p = 0,014). A SG mediana foi de 22 meses (IC 95%: 16 meses para não avaliável) para cemiplimabe e quimioterapia, e 13 meses (IC 95%: 12 a 16 meses) para quimioterapia sozinha. Nenhum novo evento adverso foi identificado na análise do comitê. 

Cemiplimabe já havia demonstrado melhora na SG como monoterapia no tratamento do câncer avançado de pulmão de não pequenas células, e tem agora resultados em combinação com quimioterapia em primeira linha. Os dados devem embasar a submissão junto às agências regulatórias. 

 

Referência:  

ClinicalTrials.gov Identifier: NCT03088540. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03088540?term=cemiplimab&phase=2&draw=2&rank=4  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal