A eficácia da droga foi correlacionada com o grau de positividade do receptor de andrógeno (RA) em tumores de mama avançado positivos para receptores de estrógeno
Durante o Congresso Mundial da ASCO 2021, foi apresentado um estudo de fase II (NCT02463032) que avaliou a eficácia do enobosarm, um agente seletivo do receptor de andrógeno (RA), em pacientes com câncer de mama metastático com expressão de receptor de estrógeno (RE+).
Sabe-se que o RA é expresso em até 90% dos cânceres de mama com RE+, atuando como supressor tumoral. Historicamente, a terapia com andrógenos sintéticos têm demonstrado eficácia, mas os efeitos colaterais virilizantes e a toxicidade limitam o seu uso. Enobosarm é um agente ativador seletivo do RA sem causar masculinização e possui atributos positivos como estimulação de formação óssea e melhora da performance física.
O estudo randomizado de fase II, aberto e de desenho paralelo foi conduzido em 136 mulheres com câncer de mama metastático RA+/RE+ pesadamente pré-tratadas a fim de avaliar a eficácia e a segurança do enobosarm. As pacientes foram randomizadas para 9mg (n = 72) ou 18mg (n = 64) de enobosarm oral diário. A expressão de RA foi determinada centralmente por imuno-histoquímica, baseando-se na porcentagem de coloração observada. A correlação entre a expressão do RA e os desfechos clínicos foi examinada de acordo com a dose de 9mg de enobosarm, selecionada para o estudo de fase III.
Resultados:
Utilizando o corte de coloração de 40% para a expressão de RA em pacientes com doença mensurável, a taxa de benefício clínico foi de 80%, porém de 18% para taxas de coloração inferiores (p < 0,0001). Nesse mesmo patamar de corte, observou-se que a melhor resposta objetiva tumoral foi de 48% e de 0%, respectivamente (p < 0,0001).
A mediana de sobrevida livre de progressão radiográfica foi de 5,47 meses e de 2,72 meses, respectivamente. Houve semelhança na porcentagem de coloração para a expressão de RA tanto na coorte de 9mg quanto na de 18mg. O tratamento com enobosarm foi bem tolerado e com efeitos positivos nas avaliações de qualidade de vida.
Os pesquisadores concluem que enobosarm apresenta maior atividade antitumoral a partir de maiores porcentagens de coloração na imuno-histoquímica para a expressão de RA. Dessa forma, este novo agente oral seletivo de RA pode representar uma futura e promissora abordagem de tratamento hormonal para pacientes com câncer de mama metastático RA+/RE+.
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.