Enobosarm, um agente seletivo do receptor de andrógeno, demonstra eficácia no câncer de mama metastático RE+

2 min. de leitura

A eficácia da droga foi correlacionada com o grau de positividade do receptor de andrógeno (RA) em tumores de mama avançado positivos para receptores de estrógeno  

 

Durante o Congresso Mundial da ASCO 2021, foi apresentado um estudo de fase II (NCT02463032) que avaliou a eficácia do enobosarm, um agente seletivo do receptor de andrógeno (RA), em pacientes com câncer de mama metastático com expressão de receptor de estrógeno (RE+).  

Sabe-se que o RA é expresso em até 90% dos cânceres de mama com RE+, atuando como supressor tumoral. Historicamente, a terapia com andrógenos sintéticos têm demonstrado eficácia, mas os efeitos colaterais virilizantes e a toxicidade limitam o seu uso. Enobosarm é um agente ativador seletivo do RA sem causar masculinização e possui atributos positivos como estimulação de formação óssea e melhora da performance física.  

O estudo randomizado de fase II, aberto e de desenho paralelo foi conduzido em 136 mulheres com câncer de mama metastático RA+/RE+ pesadamente pré-tratadas a fim de avaliar a eficácia e a segurança do enobosarm. As pacientes foram randomizadas para 9mg (n = 72) ou 18mg (n = 64) de enobosarm oral diário. A expressão de RA foi determinada centralmente por imuno-histoquímica, baseando-se na porcentagem de coloração observada. A correlação entre a expressão do RA e os desfechos clínicos foi examinada de acordo com a dose de 9mg de enobosarm, selecionada para o estudo de fase III. 

 

Resultados: 

Utilizando o corte de coloração de 40% para a expressão de RA em pacientes com doença mensurável, a taxa de benefício clínico foi de 80%, porém de 18% para taxas de coloração inferiores (p < 0,0001). Nesse mesmo patamar de corte, observou-se que a melhor resposta objetiva tumoral foi de 48% e de 0%, respectivamente (p < 0,0001).  

A mediana de sobrevida livre de progressão radiográfica foi de 5,47 meses e de 2,72 meses, respectivamente. Houve semelhança na porcentagem de coloração para a expressão de RA tanto na coorte de 9mg quanto na de 18mg. O tratamento com enobosarm foi bem tolerado e com efeitos positivos nas avaliações de qualidade de vida. 

Os pesquisadores concluem que enobosarm apresenta maior atividade antitumoral a partir de maiores porcentagens de coloração na imuno-histoquímica para a expressão de RA. Dessa forma, este novo agente oral seletivo de RA pode representar uma futura e promissora abordagem de tratamento hormonal para pacientes com câncer de mama metastático RA+/RE+.  

 

Referências:  

  1. Palmieri C, et al. Efficacy of enobosarm, a selective androgen receptor (AR) targeting agent, correlates with the degree of AR positivity in advanced AR+/estrogen receptor (ER)+ breast cancer in an international phase 2 clinical study. 2021 ASCO Annual Meeting. J Clin Oncol 39, 2021 (suppl 15; abstr 1020). DOI:10.1200/JCO.2021.39.15_suppl.1020.  

Send this to a friend