ESMO 2020: impacto de novos estudos no tratamento do câncer de pulmão - Oncologia Brasil

ESMO 2020: impacto de novos estudos no tratamento do câncer de pulmão

3 min. de leitura

Dr. William William, Diretor Médico do Serviço de Oncologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta três principais estudos clínicos para o carcinoma de pulmão não-pequenas células com mutação do EGFR apresentados no ESMO Virtual Congress 2020.

FLAURA 2

Foram apresentados os resultados parciais deste estudo que avalia a combinação do osimertinibe com quimioterapia em 1ª linha para pacientes com mutação do EGFR. A primeira parte do FLAURA 2 avalia a segurança da combinação osimertinibe com quimioterapia. Os pacientes foram tratados com carboplatina, osimertinibe e pemetrexed ou com um regime de cisplatina, osimertinibe e pemetrexed.

O estudo tem mostrado que a combinação do osimertinibe com quimioterapia é segura, não havendo eventos adversos que não os já esperados com essas medicações. Os eventos adversos do grupo que recebeu o regime com cisplatina foram, como já esperado, mais frequentes do que no grupo que recebeu esquema com carboplatina.

O estudo FLAURA 2 partirá agora para a porção randomizada de fase III e, quando concluído, será possível definir mudanças ou não no atual padrão de tratamento na 1ª linha do câncer de pulmão EGFR+.

IMpower150

Este estudo avaliou a combinação de carboplatina, paclitaxel, bevacizumab e atezolizumab comparada a um regime de carboplatina, paclitaxel, bevacizumab, além de um terceiro braço com carboplatina, paclitazel e atezolizumab em pacientes com mutação do EGFR.

O IMpower150 levou à aprovação do esquema de quatro drogas na 1ª linha em pacientes sem tratamento prévio. Um ponto interessante do estudo é que ele incluiu pacientes com mutação de EGFR, algo incomum em estudos de quimioterapia de 1ª linha. No entanto, uma condição para a participação desses pacientes com mutação no EGFR é que eles precisavam ter esgotado suas opções de tratamento com inibidores de tirosina quinase.

Dos 78 pacientes com mutações de EGFR, 58 possuíam mutações clássicas de sensibilidade. E desses 58, 50 pacientes haviam recebido tratamento prévio com inibidores de tirosina quinase.

Dados de subgrupos de pacientes desse estudo mostraram que a razão de risco (hazard ratio, HR) variava dependendo do perfil do paciente. Em pacientes com mutações de sensibilidade do EGFR, o HR foi de 0,91 com o esquema de quatro drogas. Pacientes com mutação de sensibilidade do EGFR tiveram um HR de 0,6. E pacientes com ambas mutações e tratamento prévio tiveram um HR de 0,74. A melhora de sobrevida global não foi observada no grupo que excluiu o antiangiogênico bevacizumabe do esquema.

CHRYSALIS

O CHRYSALIS traz uma estratégia nova com a combinação do lazertinibe (inibidor de EGFR de 3ª geração) com o amivantamabe (um anticorpo monoclonal anti-EGFR e anti-MET). O estudo tratou 90 pacientes, sendo que 25% deles nunca havia recebido tratamento prévio e 60% havia recebido TKI de 3ª geração.

Neste estudo de fase I não foram observadas toxicidades inesperadas. Somente 11% dos pacientes tiveram toxicidade grau 3. Os dados preliminares de eficácia mostram uma taxa de resposta de 36% em pacientes que receberam osimertinibe prévio. Nos pacientes sem tratamento prévio, a taxa de resposta foi de 100% e seguem em acompanhamento por mais 7 meses.

Confira os comentários do especialista na nossa versão podcast:

Referências:

Socinski MA, Jotte RM, Cappuzzo F, et al. Atezolizumab for First-Line Treatment of Metastatic Nonsquamous NSCLC. N Engl J Med. 2018;378(24):2288-2301. doi:10.1056/NEJMoa1716948

Park, K. Et. Al. Amivantamab (JNJ-61186372), a EGFR-MET bispecific antibody, in combination with Lazertinib, a 3-rd generation TKI in advanced EGFR NSCLC. ESMO virtual congress sep. 2020​

Planchard, et. Al. Osimertinib plus platinum-pemetrexed in newly-diagnosed EGFR mutation (EGFRm)-positive advanced NSCLC: safety run-in results from the FLAURA2 study. ESMO virtual congress sep. 2020​

Reck, M. IMpower150: Updated Efficacy Analysis in Patients With EGFR Mutations. ESMO virtual congress sep. 2020​

https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT02609776

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação