AMG 193 mostra atividade antitumoral promissora e perfil de segurança favorável em tumores sólidos com deleção de MTA - Oncologia Brasil

AMG 193 mostra atividade antitumoral promissora e perfil de segurança favorável em tumores sólidos com deleção de MTA

2 min. de leitura

O Dr Guilherme Harada comenta sobre os primeiros resultados do estudo de Fase 1 de eficácia de um promissor inibidor e PRMT5 em CPNPC, PDAC e BTC com deleção de MTAP

 

AMG 193, um inibidor de PRMT5 cooperativo com MTA, projetado para induzir letalidade sintética em tumores com deleção de MTAP, demonstrou resultados encorajadores em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC), adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC) e câncer de trato biliar (BTC) no estudo de fase 1. O estudo incluiu 80 pacientes na fase de escalonamento de dose (dES) e 63 pacientes na fase de expansão de dose (dEX), que receberam doses entre 40–1600 mg, com a dose máxima tolerada estabelecida em 1200 mg uma vez ao dia (QD). 

Os eventos adversos mais comuns relacionados ao tratamento incluíram náusea (50%), fadiga (30%), vômito (29%) e diminuição do apetite (19%), sendo que 2 pacientes na coorte de 1200 mg QD apresentaram toxicidades limitantes de dose (vômito de grau 3 e hipocalemia de grau 3). Importante destacar que não houve relatos de citopenias clinicamente significativas, um efeito adverso observado com inibidores de PRMT5 de primeira geração. 

Nas doses ativas de 800 mg e 1200 mg, respostas objetivas foram observadas em 2 de 11 pacientes com CPNPC, 2 de 16 pacientes com PDAC e 2 de 11 pacientes com BTC, com uma duração mediana de resposta de 8,3 meses. Análises transcricionais de biópsias de tumor indicaram perturbação nas vias de splicing de RNA, ciclo celular e resposta ao dano de DNA, confirmando a atividade biológica de AMG 193. Os resultados completos podem ser verificados na figura 1. 

 

Figura 1 – Atividade antitumoral. 

 

 

Esses resultados iniciais sugerem que AMG 193 possui potencial terapêutico significativo em tumores com deleção de MTAP, com um perfil de segurança favorável e eficácia em múltiplos tipos de câncer sólido. 

Referências 

  1. Sacher, M. Villalona-Calero, B. O’neil et al. Phase I dose escalation and initial dose expansion results of AMG 193: A MTA cooperative PRMT5 inhibitor, in patients (pts) with MTAP-deleted solid tumors. Presented at ESMO 2024, 604O.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal