Estamos melhorando o tratamento das pacientes com câncer de mama inicial? - Oncologia Brasil

Estamos melhorando o tratamento das pacientes com câncer de mama inicial?

2 min. de leitura

A Dra. Luciana Landeiro, oncologista clínica do Núcleo de Oncologia da Bahia, comentou a mais recente atualização da metanálise acerca de hormonioterapia adjuvante por cinco anos em câncer de mama de perfil luminal, idealizada pelo Early Breast Cancer Trialists’ Collaborative Group (EBCTCG). Os novos dados foram divulgados durante o San Antonio Breast Cancer Symposium 2019, evento que ocorre de 10 a 14 de dezembro, em San Antonio, Texas.

A médica lembrou que o grupo EBCTCG vem agregando, desde 1984, inúmeros dados clínicos, de tratamento e sobrevida de pacientes com câncer de mama, o que permite a publicação de metanálises variadas, para avaliação de benefício de diversas modalidades terapêuticas.

Nessa mais recente atualização, a Dra. Luciana chamou a atenção para resultados que indicaram um aumento expressivo de sobrevida daquelas pacientes que foram tratadas após o ano 2000, em relação às que haviam sido tratadas em anos anteriores, com redução de 25% da chance de recidiva do primeiro grupo em comparação ao segundo.

Segundo a oncologista, esses dados evidenciam uma provável melhora no cuidado aos pacientes com câncer de mama nos últimos anos, refletindo um aumento no diagnóstico precoce da doença, melhores estratégias de tratamento e também um maior acesso de oncologistas do mundo todo a diretrizes e ao conhecimento científico, permitindo maior padronização desse cuidado.

O SABCS acontece de 10 a 14 de dezembro de 2019 em San Antonio (EUA) e reúne mais de sete mil profissionais de 90 países para discutir sobre câncer de mama. Acompanhe os destaques do SABCS na cobertura da Oncologia Brasil.