Um estudo de fase I, publicado no J. Clin Oncol., avaliou a eficácia e o mecanismo de atividade antitumoral do adenovírus oncolítico DNX-2401 (Delta-24-RGD; tasadenoturev), em 37 pacientes com gliomas malignos recidivados.
Os pacientes foram divididos em 2 grupos: o grupo A (n = 25) recebeu dose única intratumoral de DNX-2401, sendo avaliadas a segurança e a eficácia da terapêutica em 8 doses diferentes; o grupo B (n = 12) recebeu infusão de DNX-2401 via cateter intratumoral, prosseguindo-se para ressecção da lesão após 14 dias, para avaliação do mecanismo de ação do vírus.
Dos pacientes do grupo A, 20% estavam vivos após 3 anos do tratamento, sendo que 3 pacientes apresentaram ainda redução de 95% ou superior do tamanho do tumor, com sobrevida livre de progressão > 3 anos. A análise dos espécimes cirúrgicos dos pacientes do grupo B revelou replicação e disseminação de DNX-2401 pelas células tumorais, com consequente oncólise induzida por vírus e aumento de infiltrado linfocitário no tecido.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.