Estudo de Fase II Avalia Trastuzumabe Deruxtecana em Pacientes com Câncer de Glândula Salivar HER2-positivo Recorrente ou Metastático - Oncologia Brasil

Estudo de Fase II Avalia Trastuzumabe Deruxtecana em Pacientes com Câncer de Glândula Salivar HER2-positivo Recorrente ou Metastático

2 min. de leitura

Dr William William comenta sobre o estudo MYTHOS, que destaca o potencial do Trastuzumabe Deruxtecana no tratamento do câncer de glândula salivar HER2-positivo

 

O estudo MYTHOS (jRCT2011210017) foi o primeiro ensaio clínico de fase II a avaliar o uso do Trastuzumabe Deruxtecana  (T-DXd) em pacientes com câncer de glândula salivar (SGC) HER2-positivo recorrente ou metastático (RM). Os pacientes elegíveis apresentavam tumores HER2-positivo, definidos como IHC 3+ ou IHC 2+/ISH+, confirmados centralmente. Um total de 19 pacientes foram incluídos na coorte HER2-positivo, recebendo doses de 5,4 mg/kg de T-DXd a cada três semanas. O desfecho primário foi a taxa de resposta objetiva (ORR), avaliada pelo BIRC (comitê independente de revisão por imagem) utilizando os critérios RECIST v1.1. Os desfechos secundários incluíram a taxa de controle da doença (DCR), sobrevida livre de progressão (PFS), sobrevida global (OS) e o perfil de segurança do tratamento. 

Entre os 19 pacientes inscritos, a idade média foi de 65 anos, com histologia predominante de carcinoma do ducto salivar. A ORR foi de 68,4% (13/19; IC de 95%, 43,4 a 87,4), com uma DCR de 100%. A mediana de PFS foi de 15,9 meses (IC de 95%, 5,8-NE), sem mortes registradas durante o acompanhamento de 15 meses. Os eventos adversos de grau 3/4 mais comuns incluíram neutropenia (31,6%), linfopenia (15,8%) e anemia (15,8%). Além disso, 36,8% dos pacientes desenvolveram doença pulmonar intersticial (DPI), sendo que 26,3% descontinuaram o tratamento devido a esses eventos adversos. Nenhuma morte relacionada ao tratamento foi relatada. 

Esses resultados sugerem que o Trastuzumabe Deruxtecana pode se tornar uma opção terapêutica eficaz para pacientes com câncer de glândula salivar HER2-positivo recorrente ou metastático. 

Referências: 

  • Ichiro Kinoshita 
  • Ichiro Kinoshita 

Kinoshita I, Kano S, Honma, Y. et al. Phase II study of trastuzumab deruxtecan in patients with HER2-positive recurrent/metastatic salivary gland cancer: Results from the MYTHOS trial. Presented at ESMO 2024 (849O).

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação