Diretamente de Chicago, no ASCO 2024, Dr. Fabio Kater, Médico Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta sobre o estudo ESOPEC, apresentado na Sessão Plenária de Câncer Gastrointestinal
O Dr. Fábio Kater destaca a principal incerteza: qual abordagem terapêutica é mais eficaz para esses pacientes? Deveriam ser submetidos ao esquema combinado de quimioterapia pré-operatória seguida de cirurgia, ou seria mais apropriado seguir o protocolo de tratamento para tumores gástricos, utilizando quimioterapia perioperatória?
O especialista ressalta que os participantes do estudo eram diagnosticados com adenocarcinoma de esôfago, com estágio a partir de T2 e com linfonodos positivos, excluindo metástases a distância. Ele explicou que o primeiro grupo foi submetido ao tratamento com FLOT convencional, composto por 4 ciclos, seguidos pela cirurgia, e posteriormente mais 4 ciclos do mesmo regime. Já o segundo grupo seguiu o protocolo CROSS, recebendo quimioterapia à base de carboplatina e paclitaxel em doses padrão, com cirurgia realizada entre 4 e 6 semanas após o início do tratamento.
O Dr. Kater esclarece que o objetivo central do estudo era avaliar a sobrevida global dos pacientes, fornecendo detalhes sobre as características de cada grupo, incluindo a distribuição dos participantes, bem como destacando os resultados, benefícios e críticas associadas à pesquisa.
Deseja encontrar a resposta para essa incerteza? Acesse e confira na íntegra!
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.