Estudo mostra benefício clínico com nova terapia-alvo em pacientes com câncer de mama metastático - Oncologia Brasil

Estudo mostra benefício clínico com nova terapia-alvo em pacientes com câncer de mama metastático

2 min. de leitura

Estudo mostra benefício clínico com nova terapia-alvo em pacientes com câncer de mama metastático
O uso de terapia-alvo para mutações no gene PIK3CA com o inibidor de PI3K alfa-específico alpelisib aumenta a sobrevida livre de progressão (SLP) em pacientes com câncer de mama metastático positivo para receptores hormonais (RH+) e negativo para HER2 (HER2-). O estudo SOLAR-1, conduzido por pesquisadores do Institut Gustave Roussy, França, foi apresentado no congresso da ESMO 2018, que está sendo realizado em Munique, na Alemanha, de 19-23 de Outubro.

Foram selecionados 572 homens ou mulheres na pós-menopausa com câncer de mama metastático RH+ e HER2-, dos quais 341 apresentavam mutação em PIK3CA. Os pacientes tinham recebido uma ou mais linhas de hormonioterapia, mas não poderiam ter recebido quimioterapia, fulvestranto ou qualquer inibidor de PI3K, Akt ou mTOR previamente. Os participantes foram randomizados para receber alpelisib oral 300 mg/dia ou placebo, em combinação com fulvestranto 500 mg a cada 28 dias e nos dias 1 e 15 do ciclo 1. O desfecho primário do estudo era SLP em pacientes com mutação de PIK3CA, o qual se mostrou positivo com mediana de 11 meses para o grupo de alpelisib vs. 5,7 meses para o braço de placebo (HR 0,65; IC 95% 0,50-1,25; p=0,00065) com 20 meses de seguimento mediano. A taxa de resposta foi de 36% para a combinação vs. 16% para o grupo de fulvestranto e placebo. Não houve diferença significativa em SLP nos pacientes sem mutação de PIK3CA.

Aproximadamente 40% dos pacientes com câncer de mama RH+ apresentam mutações em PIK3CA que levam à ativação da via de PI3K, desencadeando resistência à terapia hormonal e progressão de doença. A terapia-alvo com alpelisib pode favorecer um grande número de pacientes nesse cenário, e a especificidade dessa molécula à isoforma alfa da PI3K mostrou garantir um melhor perfil de toxicidade em relação a medicações similares previamente estudadas.

Clique aqui e saiba mais: https://www.esmo.org/Press-Office/Press-Releases/SOLAR-aplelisib-fulvestrant-breast-cancer-Andre