Estudo mostra ganho de sobrevida com radioterapia de sítio primário em tratamento de câncer de próstata metastático de baixo volume - Oncologia Brasil

Estudo mostra ganho de sobrevida com radioterapia de sítio primário em tratamento de câncer de próstata metastático de baixo volume

2 min. de leitura

Foram apresentados na ESMO 2018, congresso que está sendo realizado em Munique, Alemanha, de 19 a 23 de outubro, resultados de uma nova análise de braços do estudo STAMPEDE, que indicam ganho em sobrevida global com uso de radioterapia da próstata em pacientes com doença metastática de baixo volume. O estudo incluiu 2061pacientes com câncer de próstata metastático recém-diagnosticado, os quais foram randomizados para tratamento padrão (terapia de privação androgênica com ou sem docetaxel) isolado ou associado a radioterapia nas doses de 55 Gy em 20 frações diárias ou 36 Gy em 6 frações semanais.

Houve ganho, com a adição de radioterapia, em sobrevida livre de falha para a população geral do estudo (HR 0,68; IC 95% 0,68-0,84), mas não em sobrevida global (SG). Em análise de subgrupos pré-estabelecida, constatou-se ganho de 32% em SG (HR 0,68; IC 95% 0,52-0,90) para aqueles pacientes com baixo volume de doença (menos de 4 metástases ósseas e nenhuma metástase visceral).

A radioterapia foi bem tolerada, com 5% de eventos graus 3 ou 4, durante o tratamento. Trata-se do primeiro estudo a evidenciar ganho de sobrevida com tratamento local do sítio primário, em pacientes com câncer de próstata metastático e baixo volume de doença. Dado o ganho significativo e a segurança e boa tolerância dessa abordagem, advoga-se a possibilidade da combinação de terapia de privação androgênica e radioterapia se tornar o novo tratamento padrão para esse cenário. Em relação às limitações do estudo, nota-se que nenhum dos pacientes recebeu abiraterona precoce e apenas 18% receberam docetaxel, diferentemente do que vem sendo preconizado após resultados de estudos recentes.

Clique aqui e saiba mais: https://www.esmo.org/Press-Office/Press-Releases/STAMPEDE-prostate-cancer-radiotherapy-Parker