Diretamente de Chicago, no ASCO 2024, Dr Rodrigo Munhoz, Oncologista Clínico do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, comenta sobre o estudo NADINA, apresentado na Sessão Plenária de Melanoma
Dr. Rodrigo Munhoz comenta que esse estudo foi muito aguardado e randomizou pacientes com linfonodo clinicamente envolvido por tratamento padrão, no caso, a cirurgia de esvaziamento nodal seguida de um ano de tratamento adjuvante com nivolumabe, o braço experimental consistia em dois ciclos da combinação de ipilimumabe e nivolumabe, ou seja, 6 semanas de tratamento seguida da cirurgia de esvaziamento e tratamento conforme a resposta patológica.
O especialista ressalta as doses utilizadas no braço experimental, as estatísticas, resultados e toxicidade do estudo. Comenta também que o estudo tem diversas implicações práticas, somando aos achados do estudo S1801 e demonstrando que o tratamento neoadjuvante passa a ser o padrão para pacientes com linfonodo clinicamente envolvido. Dr Munhoz também menciona quais resposta o estudo deixa em aberto.