Dr. Fabio Kater Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, apresenta o estudo O estudo TOPGEAR, ensaio clínico internacional de fase 3, investigou a eficácia da quimiorradioterapia pré-operatória (CRT) em combinação com a quimioterapia perioperatória para pacientes com adenocarcinoma gástrico e junção gastroesofágica ressecável.
A hipótese era que adicionar CRT pré-operatória à quimioterapia perioperatória melhoraria as taxas de resposta patológica completa (pCR) e, consequentemente, a sobrevida global (OS).
574 pacientes foram randomizados para receber quimioterapia perioperatória isolada ou quimiorradioterapia pré-operatória seguida de quimioterapia perioperatória. Os resultados mostraram que a CRT pré-operatória levou a taxas mais altas de pCR e de resposta patológica maior, indicando uma melhor resposta tumoral inicial. No entanto, após um seguimento mediano de 66,7 meses, não houve diferenças significativas na sobrevida global ou na sobrevida livre de progressão (PFS) entre os grupos. Além disso, a CRT pré-operatória não foi associada a um aumento nas toxicidades do tratamento ou complicações cirúrgicas.
O vídeo oferece uma visão aprofundada sobre o impacto da CRT pré-operatória e suas implicações para o tratamento do câncer gástrico. Acesse e saiba mais!
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.