Diretamente de Chicago, Dra. Angélica Nogueira, Oncologista Clínica, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e idealizadora do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, comenta sobre o destaque para estudos cirúrgicos de tumores ginecológicos no ASCO 2024 e enfatiza os principais achados do estudo CARACO em comparação com o estudo LION e do estudo GOG-0724 do Gynecologic Oncology Group, para conduta cirúrgica e tratamento de câncer de ovário avançado
Os resultados do estudo LION¹, apresentados em 2019, demonstraram que, em pacientes em estadiamento 2 a 4 sem suspeita de comprometimento linfonodal por imagem e por avaliação peri-operatória, a linfadenectomia não trouxe aumento de sobrevida livre de progressão nem de sobrevida global.
No entanto, o estudo CARACO² apresentado no ASCO 2024 se aproxima do que é exercido na prática clínica por incluir pacientes submetidas a terapia neoadjuvante na maioria das 379 participantes do estudo. Neste estudo, as pacientes apresentavam estadiamento 3 ou 4 e foram randomizadas para linfadenectomia ou não, sendo que o critério de exclusão foi a presença de linfonodos suspeitos em avaliação por imagem ou peri-operatória.
A especialista também comenta sobre o estudo GOG-0724³, realizado pelo Gynecologic Oncology Group. O estudo avaliou pacientes com câncer de ovário avançado e critérios de Peters4 encontrados durante a cirurgia (envolvimento de linfonodos, envolvimento microscópico de paramétrios ou margem positiva). Todas as pacientes foram randomizadas para tratamento com radioterapia + quimioterapia ou radioterapia + quimioterapia + terapia adjuvante adicional de quimioterapia com carboplatina e paclitaxel por dois ciclos.
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.