Estudos CARACO e GOG-0724: Houve mudança no manejo cirúrgico e no tratamento de pacientes com câncer de ovário avançado?   - Oncologia Brasil

Estudos CARACO e GOG-0724: Houve mudança no manejo cirúrgico e no tratamento de pacientes com câncer de ovário avançado?  

2 min. de leitura

Diretamente de Chicago, Dra. Angélica Nogueira, Oncologista Clínica, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e idealizadora do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, comenta sobre o destaque para estudos cirúrgicos de tumores ginecológicos no ASCO 2024 e enfatiza os principais achados do estudo CARACO em comparação com o estudo LION e do estudo GOG-0724 do Gynecologic Oncology Group, para conduta cirúrgica e tratamento de câncer de ovário avançado

 

Os resultados do estudo LION¹, apresentados em 2019, demonstraram que, em pacientes em estadiamento 2 a 4 sem suspeita de comprometimento linfonodal por imagem e por avaliação peri-operatória, a linfadenectomia não trouxe aumento de sobrevida livre de progressão nem de sobrevida global.  

 

No entanto, o estudo CARACO² apresentado no ASCO 2024 se aproxima do que é exercido na prática clínica por incluir pacientes submetidas a terapia neoadjuvante na maioria das 379 participantes do estudo. Neste estudo, as pacientes apresentavam estadiamento 3 ou 4 e foram randomizadas para linfadenectomia ou não, sendo que o critério de exclusão foi a presença de linfonodos suspeitos em avaliação por imagem ou peri-operatória.  

 

A especialista também comenta sobre o estudo GOG-0724³, realizado pelo Gynecologic Oncology Group. O estudo avaliou pacientes com câncer de ovário avançado e critérios de Peters4 encontrados durante a cirurgia (envolvimento de linfonodos, envolvimento microscópico de paramétrios ou margem positiva). Todas as pacientes foram randomizadas para tratamento com radioterapia + quimioterapia ou radioterapia + quimioterapia + terapia adjuvante adicional de quimioterapia com carboplatina e paclitaxel por dois ciclos.  

 

Referências:  

  1. HARTER, P. et al. A Randomized Trial of Lymphadenectomy in Patients with Advanced Ovarian Neoplasms. New England Journal of Medicine, v. 380, n. 9, p. 822–832, 28 fev. 2019.
  2. Classe JM, Campion L, Lecuru F. et al. Omission of lymphadenectomy in patients with advanced epithelial ovarian cancer treated with primary or interval cytoreductive surgery after neoadjuvant chemotherapy: The CARACO phase III randomized trial. J Clin Oncol. 2024;(suppl 17):LBA5505. 
  3. Anuja Jhingran. Adjuvant chemotherapy following concurrent chemoradiation (CRT) in patients with high-risk early-stage cervical carcinoma following radical hysterectomy: Results of NRG oncology/RTOG 0724/GOG-0724. Oral Abstract Session. 2024 ASCO Annual Meeting. 
  4. Peters WA 3rd et al, J Clin Oncol 2000 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação