Farmacêutica reduz tempo de espera de exames para pacientes com câncer de pulmão e aumenta as chances de sucesso no tratamento - Oncologia Brasil

Farmacêutica reduz tempo de espera de exames para pacientes com câncer de pulmão e aumenta as chances de sucesso no tratamento

3 min. de leitura

A partir deste mês, pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão terão mais um aliado para lutar contra a doença: o Programa PD-Point 2.0. Lançado pela farmacêutica MSD, a nova versão do projeto oferecerá, gratuitamente, testes para identificar a presença dos biomarcadores PD-L1, EGRF e ALK, utilizados para determinar qual o melhor tratamento para cada paciente. Além disso, a nova versão do programa pretende facilitar e acelerar o diagnóstico preciso do câncer de pulmão, reduzindo o tempo de espera de 12 para 6 dias úteis.

“Atualmente, não há como falar sobre tratamento de câncer de pulmão sem esses exames. Eles são imprescindíveis e reduzir o tempo de entrega é de extrema importância, já que são determinantes para que o médico possa oferecer a melhor opção terapêutica para seus pacientes”, enfatiza o Dr. William William, diretor médico de Oncologia e Hematologia do Hospital BP, a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo o médico, no Brasil, o cuidado com a saúde ainda é muito fragmentado, já que até o diagnóstico completo da doença, o paciente tende a passar por diversos especialistas o que atrasa o tratamento e pode agravar ainda mais o quadro clínico. Então, reduzir o tempo de espera por exames, pode ser decisivo na hora de oferecer a melhor opção terapêutica.

Biomarcadores são moléculas biológicas encontradas no sangue e outros fluidos ou tecidos corporais, como urina e plasma, que podem ser utilizados para identificar uma condição biológica ou uma doença. Alguns deles podem indicar a probabilidade de desenvolvimento de um determinado tipo de câncer.

Quando utilizados na personalização do tratamento, além de aumentarem as chances de o paciente obter resultados expressivos, possibilita que os recursos da saúde, pública e privada, sejam alocados de forma mais sustentável, uma vez que identifica com precisão se o paciente está apto a ser tratado por medicamentos de ponta.

O procedimento é simples. Para não causar desconforto para o paciente, todas as análises são realizadas a partir de apenas uma amostra do material. Basta um médico, oncologista ou patologista, acessar o site www.pdpoint.com.br e solicitar coleta da amostra. O processo é feito online e todas as etapas podem ser acompanhadas pelo solicitante, desde a retirada do material até o recebimento dos resultados.

Vale ressaltar que os testes são subsidiados pela farmacêutica e seus parceiros, então, o custo para pacientes, governo e administradoras de saúde é zero.

Sobre o câncer de pulmão
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Ministério da Saúde (MS) estimam a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2018. Destes, mais de 31.200 ocorrências será no pulmão, considerado um dos tumores malignos mais comuns do mundo.

O câncer de pulmão é o terceiro mais comum no mundo, depois do câncer de mama e do câncer de próstata. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, mais de um milhão e meio de casos novos são diagnosticados anualmente em todo o planeta. Além de ser muito frequente, o câncer de pulmão representa a principal causa de morte por câncer em todo o mundo, causando cerca de 1.400.000 mortes todos os anos. O câncer de pulmão é diagnosticado depois dos cinquenta anos de idade em 90% dos casos, sendo as faixas etárias de 60 anos a 70 anos as mais frequentemente comprometidas.

Sobre a MSD
Há mais de um século, a MSD, uma das líderes globais do ramo biofarmacêutico, cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. MSD é o nome pelo qual é conhecida a Merck & Co. Inc. fora dos Estados Unidos e Canadá e que está sediada em Kenilworth (New Jersey, EUA). Por meio dos nossos medicamentos de prescrição, vacinas, terapias biológicas e produtos de saúde animal, trabalhamos com clientes em mais de 140 países para oferecer soluções de saúde inovadoras. Também demonstramos nosso compromisso de melhorar o acesso aos cuidados de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance. Hoje em dia, a MSD continua na linha de frente da área de pesquisa para avançar na prevenção e no tratamento de doenças que ameaçam pessoas e comunidades ao redor do mundo – inclusive o câncer.

Sobre a MSD no Brasil
Presente no Brasil desde 1952, a MSD conta com mais de 1,5 mil funcionários no país, nas divisões de saúde humana, saúde animal e pesquisa clínica.