Fase pré-analítica torna-se cada vez mais importante no tratamento do câncer de pulmão

< 1 min. de leitura

O presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Dr. Clovis Clock, participou do Simpósio Nacional GBOT, sobretudo no Simpósio da SBP, no qual foram abordados a importância da fase pré-analítica. A Medicina de Precisão, na Patologia Pulmonar, foi um dos principais temas do simpósio.

Um dos principais cuidados que o patologista deve ter é a utilização do formol tamponado a 10%. Além de ser de boa qualidade, bem preparado deve-se ter 9 cuidado com relação ao pH. Outro ponto importante é o tempo de exposição da amostra ao formol, que não deve ultrapassar 72 horas, uma vez que a longa exposição ao agente torna o tecido menos apropriado para realização de outros exames complementares.

O Simpósio Nacional GBOT 2019 tem o objetivo de discutir os principais avanços no diagnóstico e tratamento de câncer de pulmão, assim como discutir as últimas evidências em marcadores tumorais e desenvolvimento de novas drogas e terapias. O evento é realizado nos dias 08 e 09 de novembro de 2019, em São Paulo (SP) e conta com renomados palestrantes nacionais e internacionais.

Send this to a friend