Fatores diversos contribuem para a eficiência do sistema de Saúde - Oncologia Brasil

Fatores diversos contribuem para a eficiência do sistema de Saúde

2 min. de leitura

O Dr. Francisco Balestrin, médico, presidente da Associação Mundial de Hospitais e membro do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados, trouxe ao Access Review 2019 uma fala sobre a eficiência do sistema de Saúde. Trazendo falas sobre um conjunto de assuntos relativos ao tema, o Dr. Balestrin convidou a pensar sobre a relação de diversos fatores com o dia a dia de pacientes, cidadãos comuns e prestadores de serviço de saúde, que são os stakeholders do sistema.

Dentre estes fatores, ele destacou a necessidade de se ter sistemas de informação adequados, que possam oferecer um conjunto válido de dados a respeito da assistência à saúde. “Ao mesmo tempo, nós fizemos uma proposição de uma reprodução nova do sistema de saúde, partindo do pressuposto de que se precisa ter sempre um modelo assistencial como base de tudo; um modelo organizacional desse sistema assistencial; um modelo de gestão; e, consequentemente, um modelo de financiamento para isso tudo”, declarou Balestrin

Tendo políticas públicas de saúde como suporte, segundo ele, um financiamento do sistema de Saúde tem de ser adequado a um país como o Brasil. Também é importante, afirmou, que toda a base industrial, de pesquisa e de tecnologia, pode se articular para que se realizem os atendimentos de forma positiva.

Essa foi a fala do Dr. Francisco Balestrin para o Access Review 2019, evento que trata dos principais temas de Acesso em Oncologia, que ocorreu no dia 27 de julho, em São Paulo (SP). O evento tem a organização educacional da Oncologia Brasil, com o apoio educacional da Roche, Bristol Myers Squibb, Bayer, Abbvie, Boehringer Ingelheim e Lilly.