A FDA aprovou LibtayoTM (cemiplimabe-rwlc) para o tratamento do carcinoma de células escamosas cutâneo (CCEC) metastático ou localmente avançado quando não candidato a cirurgia ou radiação curativas. Esta é a primeira aprovação do FDA de um medicamento especificamente para o CCEC avançado.
O cemiplimabe atua na via celular de PD-1; ao bloquear esta via, a droga pode ajudar o sistema imunológico a eliminar as células cancerígenas. A segurança e eficácia da droga foram estudadas em dois ensaios clínicos abertos. Um total de 108 pacientes (75 com doença metastática e 33 com doença localmente avançada) foram incluídos na avaliação de eficácia. O desfecho primário do estudo foi a taxa de resposta objetiva: os resultados mostraram que 47,2 por cento de todos os pacientes tratados com Libtayo tiveram redução ou desaparecimento de seus tumores. A maioria desses pacientes mantinha resposta no momento da análise dos dados.
Efeitos colaterais comuns de cemiplimabe incluem fadiga, erupção cutânea e diarreia; a droga por causar ainda manifestações de autoimunidade e afetar o funcionamento dos órgãos, incluindo pneumonite, colite, hepatite, endocrinopatias, problemas dermatológicos e acometimento renal.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.