Ferramenta clínica integra características clínico-patológicas e genômicas de pacientes com câncer de mama RH+ HER2- com linfonodo axilar negativo - Oncologia Brasil

Ferramenta clínica integra características clínico-patológicas e genômicas de pacientes com câncer de mama RH+ HER2- com linfonodo axilar negativo

2 min. de leitura

Dra. Débora Gagliato, Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta o estudo apresentado pelo Dr. Joseph Sparano no 2020 San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) que integrou características clínicas ao escore de recorrência (SR) de pacientes com câncer de mama com receptor hormonal positivo (RH+) HER-2 negativo (HER2-) com linfonodo axilar negativo. 

 

 

O escore de recorrência (SR) de 21 genes é uma ferramenta validada que fornece informações prognósticas para recorrência à distância (RD) e informações preditivas para o benefício da quimioterapia (QT) no câncer de mama inicial. 

A nova ferramenta desenhada no estudo (denominada RSClin) integra grau histológico, idade do paciente e tamanho do tumor, a fim refinar a avaliação do benefício da quimioterapia adjuvante nas pacientes. Ela foi elaborada através de métodos de meta-análise específica de dados individuais de pacientes que avalia estimativas individualizadas de risco de RD e benefício absoluto de QT. O estudo também validou externamente a nova ferramenta para estimar o risco de RD em uma coorte independente. 

A meta-análise específica do paciente (PSMA) incluiu 10.004 mulheres com câncer de mama RH+ e HER2 axila negativa do ensaio NSABP B-14 (n = 577) que receberam terapia endócrina (TE) sozinha e as pacientes densaio TAILORx que receberam apenas TE (n = 4854) ou QT mais ET (n = 4573). O risco do baseline utilizou taxas de eventos com TE sozinha do TAILORx. Um estimador paciente-específico de benefício absoluto da QT foi computado, combinando o PSMA do efeito relativo da QT a partir dos ensaios TAILORx e NSABP B-20 (n = 550 HER2-negativo) e das estimativas de risco com TE sozinha. A nova ferramenta é mais informativa para o risco de RD do que SR ou fatores clínico-patológicos isoladamente. 

Conclui-se que a ferramenta clínica descrita é validada para integrar características clínico-patológicas e genômicas, a fim de guiar a quimioterapia adjuvante no câncer de mama RH+ e HER2-, com linfonodo axilar negativo, apresentando maior precisão do que os dados clínico-patológicos ou genômicos isoladamente. A predição individualizada do efeito da QT fornecido pelo SR, com base em tratamentos contemporâneos, contribui substancialmente para a estimativa do benefício absoluto da QT. 

 

Saiba mais: 

Sparano JA, et al. Development and validation of a tool integrating the 21-gene recurrence score and clinicopathlogic features to individualize prognosis for distant recurrence and prediction of absolute chemotherapy benefit in early breast cancer. Abstract GS4-10. Presented at: 2020 Virtual San Antonio Breast Cancer Symposium; December 8-11, 2020. Abstract GS3-00. 

 

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a)! 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação