Gemtuzumabe ozogamicina em pacientes com leucemia mieloide aguda com rearranjo de KMT2A

2 min. de leitura

Uso de gemtuzumabe ozogamicina melhora a sobrevida e o risco de recidiva em pacientes pediátricos com leucemia mieloide aguda, e rearranjo de KMT2A

A leucemia mieloide aguda (LMA) com rearranjo de KMT2A (KMT2A-r) em crianças é uma doença heterogênea que apresenta desfechos abaixo do esperado, necessitando, pois, de novas abordagens terapêuticas. Seguindo os preceitos do protocolo AAML0531 do Children’s Oncology Group (COG, sigla em inglês), está sendo realizado a fase III de um ensaio randomizado que avalia o uso do gemtuzumabe ozogamicinaa (GO), direcionado ao antígeno CD33, em conjunto à quimioterapia convencional. Nesse aspecto, busca-se o impacto da terapia combinada na sobrevida dos pacientes.  

Foram identificados pacientes portadores da doença e suas características clínicas descritas, resultando em 215 pacientes selecionados. A sobrevida de cinco anos foi de 58%, não apresentando grandes diferenças entre os pacientes do grupo controle daqueles que receberam o tratamento. Já a sobrevida livre de doença foi de 57% em pacientes tratados com GO em comparação aos 33% do grupo controle. A sobrevida livre de eventos foi de 38%, sendo consideravelmente maior nos pacientes que fizeram uso de GO. Em pacientes com remissão total, o risco de recidiva foi menor no grupo tratado com GO. Com isso, comparando-se os desfechos, os benefícios do uso do GO foram observados.  

Os pacientes com LMA KMT2A-r tendem a ser mais jovens, menos propensos a mutações co-ocorrentes com relevância clínica e mais propensos a apresentar complexidade citogenética. Nesse aspecto, ainda que a intensidade da expressão de CD33 afete a resposta do GO, todos os pacientes apresentaram benefícios no seu uso, mesmo aqueles com baixa expressão de CD33. Ademais, novos ensaios clínicos são necessários para o estudo de agentes direcionados ao CD33 combinados ao transplante de células-tronco hematopoiéticas.  

 

Referências:  

POLLARD, Jessica A. et al. Gemtuzumab Ozogamicin Improves Event-Free Survival and Reduces Relapse in Pediatric KMT2A-Rearranged AML: Results From the Phase III Children’s Oncology Group Trial AAML0531. Journal of Clinical Oncology, p. JCO. 20.03048, 2021. 

 

Send this to a friend