Em estudo prospectivo publicado no JAMA Oncol., avaliou os hábitos de vida de 992 pacientes, participantes do estudo CALGB 89803, com câncer de cólon estádio III, após ressecção cirúrgica. Foram usadas como parâmetro as recomendações da publicação American Cancer Society Nutrition and Physical Activity Guidelines for Cancer Survivors, e registrados os hábitos dos pacientes durante e 6 meses após quimioterapia adjuvante.
Um escore de 0-6 (valores maiores indicando hábitos mais saudáveis) foi estabelecido, em que se atribuíam notas relativas a índice de massa corpórea, atividade física e consumo de vegetais, frutas, alimentos integrais e carne vermelha ou processada. Pacientes com escores de 5-6 apresentaram 42% de redução no risco de morte, quando comparados àqueles com escores 0-1, além de maior sobrevida livre de doença (SLD), com HR 0,69 (95% IC, 0,45-1,06; P = 0,03).
Uma análise adicional, que acrescentava a ingesta de álcool aos critérios anteriores, foi realizada, com novo escore variando de 0-8. Nessa segunda análise, os pacientes com escores 6-8 tiveram ganhos significativos em sobrevida global (HR: 0,49), SLD (HR: 0,58) e sobrevida livre de recorrência (HR: 0,64), em comparação àqueles com escores 0-2.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.