Neste vídeo, Dr. Fábio Kater, Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta sobre o estudo HERCULES, apresentado no ASCO 2024
HERCULES é um estudo totalmente brasileiro, conduzido por 11 centros de pesquisa nacionais, e aborda a taxa de resposta para quimioterapia + imunoterapia no tratamento de câncer de pênis metastático. O câncer de pênis é uma doença tipicamente presente em países em desenvolvimento e o tipo histológico mais comum é o carcinoma espinocelular. A sub-representação dessa população é o que torna tão significativa a liderança brasileira na condução em um estudo desse porte.
Nesse estudo de fase II e braço único, 37 pacientes randomizados foram submetidos à terapia combinada de quimioterapia à base de carboplatina + paclitaxel e imunoterapia com pembrolizumabe. O endpoint primário do estudo foi a taxa de resposta.
Dr. Fábio Kater comenta que a taxa de resposta atingiu 39% e ressalta que esse é um valor otimista considerando os dados limitados de eficácia nas terapias convencionais disponíveis atualmente. Ele também aborda os dados de sobrevida livre de progressão e de sobrevida global e comenta sobre a diversidade observada no prognóstico da doença.
O especialista enfatiza as considerações dos autores sobre os resultados do estudo e sugere que essa terapia pode vir a ser o novo padrão para tratamento de câncer de pênis metastático.
Ficou interessado em saber qual o impacto do HERCULES na prática clínica? Confira na íntegra.
Referências:
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.