Highlights EHA 2022: Linfomas

2 min. de leitura

Dra. Lucila Kerbauy, Hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein, comenta sobre os principais trabalhos da área de linfoma de células B e linfoma de Hodgkin que foram apresentados no Congresso European Hematology Association – EHA 2022. Vale a pena assistir e conferir o conteúdo completo!  

O linfoma é o câncer hematológico que acomete o sistema linfático. Uma das características mais determinantes é proliferação excessiva de linfócitos, geralmente do tipo B, que passam pelos vasos linfáticos, migrando de maneira ordenada entre linfonodos. Os tratamentos mais comuns incluem a poliquimioterapia, com ou sem radioterapia associada. Atualmente, novas terapias têm sido estudadas para esse tipo tumoral.   

Durante o congresso da sociedade europeia de hematologia (EHA) foram apresentados diversos estudos que abordam o tema, como foi o caso da atualização após 6 anos de acompanhamento do estudo clínico ECHELON-1, que avaliou a utilização do brentuximabe vedotin na primeira linha de tratamento de pacientes com linfoma de Hodgkin clássico. 

A especialista também comenta os resultados de expansão de fase II um estudo pivotal que avaliou o uso de glofitamabe, um anticorpo biespecífico de envolvimento de células T com uma nova configuração 2:1 que confere bivalência para CD20 (células B) e monovalência para CD3 (células T), no tratamento do linfoma de grandes células B recidivado ou refratário. Por fim, são comentados os dados de atualização do estudo clínico ZUMA-7, que avaliou a utilização do axicabtagene ciloleucel, uma terapia CAR-T cell, direcionada para pacientes com linfoma de grandes células B recidivado ou refratário. 

No vídeo, Dra. Lucila Kerbauy faz uma análise completa dos resultados dos estudos citados, trazendo as possíveis implicações práticas dos achados. Assista o vídeo e confira o conteúdo completo! 

Referências: 

Hutchings, M., et al. Improved Overall Survival With First-Line Brentuximab Vedotin Plus Chemotherapy In Patients With Stage Iii/Iv Classical Hodgkin Lymphoma: 6-Year Analysis Of Echelon-1. 

Dickinson, M., et al. Glofitamab Induces Durable Complete Remissions And Has Favorable Safety In Patients With Relapsed/Refractory Diffuse Large B-Cell Lymphoma And ≥2 Prior Therapies: Pivotal Phase II Expansion Results. 

Sureda, A., et al. Clinical And Patient-Reported Outcomes In A Phase 3 Study Of Axicabtagene Ciloleucel (Axi-Cel) Vs Standard-Of-Care In Elderly Patients With Relapsed/Refractory Large B-Cell Lymphoma (Zuma-7). 

Send this to a friend