Os pacientes com displasia de alto grau de Barrett (HGD) ou adenocarcinoma de esôfago (EAC), que são positivos para o papiloma-vírus humano (HPV) têm um prognóstico mais favorável do que seus pares negativos para o HPV, segundo estudo retrospectivo de caso-controle publicado on-line em 3 de agosto no JAMA Network Open.
A positividade do HPV foi associada com sobrevida livre de doença significativamente melhor (DFS), tanto em pacientes com cânceres HPV-positivos (HR 0,33), quanto em pacientes com câncer HPV positivo transcricionalmente ativo (HR 0,44). A positividade do HPV também foi associada a taxas reduzidas de recidiva e progressão, bem como metástases à distância e morte por EAC.
“Se esses achados de um prognóstico favorável de HGD / EAC positivos para HPV forem confirmados em coortes maiores com doença mais avançada, representariam oportunidade para redução do tratamento, reduzindo a toxicidade sem afetar negativamente a sobrevida” afirmou Shan Rajendra, do Instituto Ingham de Pesquisa Médica Aplicada, Sydney, Austrália. “Esses dados também podem ser explorados para diagnóstico, estratificação da doença, vigilância e tratamento, incluindo a vacinação”, disse Rajendra.