Dr. Fernando Maluf, Oncologista Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta resultados do estudo PROfound
Dr. Fernando Maluf, Oncologista Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo analisa o papel das novas drogas, os inibidores de PARP, no sequenciamento no câncer de próstata metastático resistente à castração.
O estudo de fase III PROfound, publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM), selecionou pacientes com base em biomarcadores e comparou o tratamento com o inibidor de PARP olaparibe , que haviam falhado a terapias prévias e tinham a presença de alterações de genes de reparo.
“O papel dos biomarcadores é fundamental quando a gente tem um câncer de próstata metastático, particularmente resistente à castração, porque a droga tem um funcionamento específico para quem tem essas alterações”, afirma Dr. Maluf. “O que esse estudo viu é que o olaparibe, pra quem tinha alterações de BRCA 1 ou 2 ou ATM, reduziu o risco de progressão em 66% e houve redução do risco de morte de 31%” completa.
O especialista ainda destaca a importância da realização do teste genético para pacientes com câncer de próstata avançado, quando a doença se torna resistente à castração. Além de teste germinativo para pacientes com doença localizada, quando há histórico familiar de câncer.
Olaparibe já está aprovado para tratamento de câncer de próstata resistente à castração no Brasil desde janeiro de 2021.
Assista ao vídeo:
Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a).
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.