IV ECIP Virtual: atualização sobre o diagnóstico e tratamento dos tumores de rim e bexiga - Oncologia Brasil

IV ECIP Virtual: atualização sobre o diagnóstico e tratamento dos tumores de rim e bexiga

2 min. de leitura

Dr. Fabio Leite, Uro-Oncologista do Serviço de Oncologia Clínica do HB/Funfarme e Pesquisador do CIP – Centro Integrado de Pesquisas do HB/Funfarme, e Dr. Daniel Vilarim Araújo, Oncologista Clínico, Chefe do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital de Base, coordenaram o módulo de tumores geniturinários no segundo dia do IV ECIP Virtual.

 

Câncer de Rim 

Na primeira parte do bloco, os médicos Tufik Bauab, Bruno Benigno, Geovanne Furtado Souza, Eduardo Weltman, Paulo Lages e Eliza Dalsasso Ricardo focaram em câncer de rim.

Dr. Tufik Bauab, Médico Radiologista do Centro de Diagnóstico Mama Imagem e do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (SP), iniciou com uma palestra sobre atualização em imagens em neoplasia renal.

Na sequência, Dr. Bruno Benigno, Uro-oncologista do Centro de Urologia e Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo, ministrou uma aula a favor da vigilância ativa no tratamento de pequenas massas renais. De acordo com o especialista, a VA é uma opção segura para massas renais de até 4 cm com comorbidade. Prof. Dr. Geovanne Furtado Souza, Urologista responsável pela Disciplina de Urologia da FAMECA e do Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) de São José do Rio Preto, foi responsável por abordar o mesmo tema sob a perspectiva pró-nefrectomia. Em sua opinião, é dever dos médicos encontrar a melhor opção individualizada de tratamento a partir da avaliação completa do paciente em torno dos domínios de multimorbidade, envelhecimento e fragilidade.

Dr. Eduardo Weltman, Professor Doutor da Disciplina de Radioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Coordenador Médico do Serviço de Radioterapia do Hospital Israelita Albert Einstein, discutiu a radioterapia para carcinomas primários de rim e mostrou que o mecanismo biológico de ação da radiocirurgia torna esse tratamento efetivo em tumores radiorresistentes.

Dr. Paulo Lages, Oncologista Clínico, Chefe da Uro-Oncologia do Instituto Oncovida/Oncoclínicas (DF) e Membro do LACOG-GU, e Dra. Eliza Dalsasso Ricardo, Oncologista Clínica, Coordenadora da Residência de Oncologia Clínica e de Pesquisa Clínica em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, falaram sobre o tratamento em 1ª linha da neoplasia renal metastática de risco favorável, intermediário e desfavorável. 

Câncer de Bexiga 

Na segunda parte, após a discussão, Dr. Eduardo Weltman e Dra. Eliza Dalsasso Ricardo discutiram sobre o tratamento conservador em neoplasia de bexiga músculo-invasiva e sobre a atualização do sequenciamento da doença metastática, respectivamente. Ao final, se juntaram ao Dr. Daniel Vilarim Araújo para um debate. 

 

Saiba mais: 

www.ecip.com.br 

www.oncologiabrasil.com.br