IV ECIP Virtual: cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e assinaturas genéticas no câncer de mama inicial - Oncologia Brasil

IV ECIP Virtual: cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e assinaturas genéticas no câncer de mama inicial

2 min. de leitura

Durante o primeiro dia do IV ECIP Virtual, Dr. Alexandre Mansur Biscaro, Mastologista do Hospital de Base de São José do Rio Preto e Preceptor da Residência de Mastologia, conduziu um módulo específico sobre câncer de mama inicial. Após a apresentação de um caso clínico, as palestras seguiram com a participação de Dr. Joaquim Teodoro de Araújo, Dr. Ruffo de Freitas Júnior, Dr. Samir Abdalla Hanna e Dr. Antônio Carlos Buzaid.

Dr. Joaquim Teodoro de Araújo, Mastologista, Coordenador da Graduação e do Ambulatório de Doenças Benignas/Alto Risco da Disciplina de Mastologia EPM-UNIFESP e Coordenador do Centro de Estudos do IBCC, foi o primeiro a palestras e abordou questões relacionadas à indicação de cirurgia upfront ou tratamento neoadjuvante.

Em seguida, Dr. Ruffo de Freitas Júnior, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e Médico Titular do Hospital Araújo Jorge, palestrou sobre a hormonioterapia adjuvante para carcinoma mamário invasivo, com foco nos critérios de seleção da paciente para além dos 5 anos de seguimento. Ele acredita que pacientes de alto risco devem utilizar inibidores de aromatase em algum momento e o oncologista deve sempre ponderar riscos versus benefícios ao decidir qual a melhor duração do tratamento.

O tema apresentado pelo Dr. Samir Adballa Hanna, Médico Radio-Oncologista do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e responsável pela Residência Médica em Radioterapia do HSL, foi o uso de radioterapia ou linfadenectomia axilar após biópsia de linfonodo-sentinela positivo em axila clinicamente negativa no câncer de mama inicial.

Dr. Antonio Carlos Buzaid, Diretor Médico Geral do Centro de Oncologia da BP e Membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein, encerrou o bloco com uma apresentação sobre as assinaturas genéticas na escolha da terapia adjuvante em tumores com receptores hormonais positivos e HER-2 negativos. 

 

Saiba mais: 

www.ecip.com.br 

www.oncologiabrasil.com.br