IV ECIP Virtual: módulo sobre câncer de pulmão aborda tumor inicial, localmente avançado e não-pequenas células - Oncologia Brasil

IV ECIP Virtual: módulo sobre câncer de pulmão aborda tumor inicial, localmente avançado e não-pequenas células

2 min. de leitura

Dra. Carla Ferreira, Oncologista Clínica e Investigadora em Oncologia pelo Centro Integrado de Pesquisas do Hospital de Base de São José do Rio Preto e Coordenadora do Centro Oncológico Unimed Rio Preto, abriu a sala 01 do segundo dia do IV ECIP com o módulo de câncer de pulmão. Ao final, Dra. Aline Fares se juntou à moderadora e aos palestrantes Dra. Lilian Faroni, Dr. Carlos Teixeira, Dr. Marcos André Costa e Dra. Clarissa Baldotto para a discussão.

 

Dra. Lilian Faroni, Médica Radio-Oncologista da Oncologia DOr Rio de Janeiro, deu início ao ciclo de palestras desse bloco discutindo as indicações da radioterapia ablativa para os tumores de pulmão na fase inicial. Segundo a especialista, essa terapia pode ser uma opção para pacientes acima de 75 anos e uma alternativa eficaz para pacientes não candidatos à cirurgia.

Dr. Carlos Teixeira, Oncologista Clínico, Coordenador da Oncologia Torácica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Centro Paulista de Oncologia, falou sobre o algoritmo de tratamento do câncer de pulmão localmente avançado (irressecável). Além da importância de todos os casos serem discutidos multidisciplinarmente para um diagnóstico e um estadiamento adequado, o oncologista ressaltou que o tratamento padrão atual é a quimiorradiação (QTR), seguido de durvalumabe de consolidação por 12 meses, conforme os dados do estudo PACIFIC.

Dr. Marcos André Costa, Oncologista Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, palestrou na sequência sobre a atualização do tratamento de câncer de pulmão nãopequenas células (CPNPC) avançado sem mutações drivers e Dra. Clarissa Baldotto, Oncologista Clínica da Rede D´Or e membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), finalizou o módulo com uma aula sobre as novas perspectivas da terapiaalvo para o CPNPC. 

 

Saiba mais: 

www.ecip.com.br 

www.oncologiabrasil.com.br