Dr. Dênis Jardim, do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, fornece uma visão detalhada sobre o desenvolvimento clínico e resultados de larotrectinibe, nova droga – alvo aprovada no FDA para pacientes com alterações moleculares específicas – fusões do gene NTRK – em diversos tipos de tumores.
Na avaliação independente as respostas chegaram a impressionantes 75%, incluindo 13% de respostas completas. Além disso, as respostas ocorreram rapidamente e têm sido duradouras (mediana de duração de resposta ainda não atingida, em um seguimento de mais de 8 meses) – com 71% das respostas mantidas em um ano. Por fim, a droga foi bem tolerada, sem eventos grau 4 e baixa taxa de eventos grau 3. Em conjunto estes dados trazem não apenas uma nova e promissora opção para pacientes com fusões de NTRK mas também reforçam o conceito de tratamento “agnóstico” com relação à histologia tumoral. O Dr. Dênis deixa a mensagem que, apesar de constituirm um alvo raro, as fusões de NTRK devem ser procuradas – o que deve ser feito através de painéis de avaliação genética amplos – tais como os por sequenciamento de próxima geração – exatamente devido à baixa ocorrência destas alterações.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Luis Natel
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Tainah Matos
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.