Maior análise de correlação entre os subtipos intrínsecos do câncer de mama avançado e a eficácia da terapia com inibidores de CDK4/6 é apresentada no SABCS 2020 - Oncologia Brasil

Maior análise de correlação entre os subtipos intrínsecos do câncer de mama avançado e a eficácia da terapia com inibidores de CDK4/6 é apresentada no SABCS 2020

3 min. de leitura

O valor prognóstico e preditivo dos quatro principais subtipos intrínsecos de câncer de mama (luminal A, luminal B, HER2 enriquecido e basal-like no câncer de mama avançado com RH+ e HER2 negativo, tratado com terapia endócrina e ribociclibe), é atualmente desconhecido 

 

Estudo que correlacionou os subtipos intrínsecos do câncer de mama avançado com o benefício de ribociclibe (RIB) na sobrevida livre de progressão (SLP) segundo os dados dos ensaios MONALEESA foi apresentado no 2020 San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS). 

Sabe-se que o valor prognóstico e preditivo dos quatro principais subtipos intrínsecos de câncer de mama (luminal A [LumA], luminal B [LumB], HER2 enriquecido [HER2E] e basal-like no câncer de mama avançado RH+ e HER2 negativo, tratado com terapia endócrina [TE] e ribociclibe [RIB]), é atualmente desconhecido. 

Amostras de pacientes dos MONALEESA-2, -3 e -7 foram submetidas à subtipagem com base no PAM50 e a correlação entre o subtipo intrínseco e SLP foi analisada. O perfil de expressão gênica das amostras tumorais fixadas em formalina e embebidas em parafina foi realizado através do painel NanoString nCounter GX 800 personalizado. 

A relação prognóstica e/ou preditiva de subtipos baseados no PAM50 com SLP e o risco de progressão tumoral por subtipo foi avaliada através de modelos de riscos proporcionais de Cox univariados e multivariados. Modelos multivariáveis ​​foram ajustados para fatores prognósticos clínicos conhecidos, incluindo idade, quimioterapia prévia, TE anterior, status de performance ECOG, doença visceral (presença de metástases hepáticas ou pulmonares), metástases ósseas, grau histológico, número de locais metastáticos e doença metastática de novo. 

Foi analisado um total de 1160 amostras de tumor de ambos os braços de tratamento RIB (n = 672) e PBO (n = 488) dos estudos MONALEESA. A distribuição do subtipo foi geralmente consistente entre os braços de tratamento. As associações entre subtipos intrínsecos e SLP foram estatisticamente significativas em ambos os braços de tratamento (P <0,0001). Em comparação às pacientes com subtipo LumA, que é o subtipo mais prevalente e com melhor prognóstico, as dos subtipos LumB, HER2E e basal-like tiveram um risco 1.41, 2.30 e 3.97 vezes maior de progressão tumoral, respectivamente, após o ajuste para outras variáveis ​​clínico-patológicas e tratamento.  

Em termos de benefício do tratamento, todos os subtipos, exceto o basal-like, mostraram um benefício significativo de SLP com RIB. Pacientes com HER2E (HR 0,389; P <0,0001), subtipos LumB (HR 0,521; P = 0,0001), LumA (HR 0,633; P = 0,0007) e normal (HR 0,467; P = 0,0005) demonstraram benefício com RIB, sendo HER2E o que mais se favoreceu. Indivíduos com o subtipo basal-like (n = 30) não obtiveram benefício com RIB (HR 1,15; P = 0,767), embora esses resultados devam ser interpretados com cautela devido ao pequeno tamanho da amostra (RIB: 2%; PBO: 3%). 

Esta é a maior análise que avaliou a correlação dos subtipos intrínsecos do câncer de mama avançado com os resultados de eficácia em pacientes tratadas com inibidores de CDK4/6. Os autores concluem que pacientes com HER2E, LumALumB e subtipos normais exibiram um benefício consistente de SLP com RIB, ao contrário das pacientes com câncer de mama avançado basal-like (RIB: 2%; PBO: 3%). O subtipo HER2E (RIB: 14%; PBO: 11%) exibiu a maior redução relativa no risco de progressão ou morte (61%) com RIB mais TE. 

 

Referência: 

Prat A, et alCorrelative biomarker analysis of intrinsic subtypes and efficacy across the MONALEESA Phase III studies. Abstract 28. Presented at: 2020 San Antonio Breast Cancer Symposium. 

 

 

Aviso Legal: Todo conteúdo deste portal foi desenvolvido e será constantemente atualizado pela Oncologia Brasil, de forma independente e autônoma, sem qualquer interferência das empresas patrocinadoras e sem que haja qualquer obrigação de seus profissionais em relação a recomendação ou prescrição de produtos de uma das empresas. As informações disponibilizadas neste portal não substituem o relacionamento do(a) internauta com o(a) médico(a). Consulte sempre seu médico(a)! 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação