Campanha de Conscientização do Mieloma Múltiplo
O mês de março marca a conscientização sobre o mieloma múltiplo, um tipo de câncer no qual as células plasmáticas monoclonais proliferam na medula óssea, resultando na produção de uma proteína alterada, em imunidade baixa, destruição óssea e deslocamento de outras linhagens celulares hematopoiéticas.
São estimados no Brasil mais de 7 mil novos casos por ano, o que representa 1% de todos os tipos de câncer e 10% entre os cânceres hematológicos. Dados mundiais indicam uma maior prevalência do mieloma múltiplo em pessoas acima de 60 anos, mas pessoas jovens também podem desenvolver a doença.
Os sintomas iniciais incluem anemia, dor intensa nos ossos e/ou nas costas, que não ameniza. O paciente pode ainda sentir cansaço e apresentar eventualmente alteração renal. Como o diagnóstico pode demorar alguns anos devido à similaridade com os sinais de outras doenças, o estado clínico do paciente pode se tornar mais crítico e, consequentemente, prejudicar as chances de resposta ao tratamento.
Aumentar a divulgação sobre o tema, tanto para a sociedade quanto entre médicos e outros profissionais de saúde é, por isso, fundamental. Assim surgiu o Março Borgonha: mês e cor escolhidos para representar as campanhas de conscientização sobre prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento do mieloma múltiplo.
Saiba mais:
International Myeloma Foundation