Programa PD-Point oferece testes de PD-L1, EGFR e ALK gratuitos para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas.
Com esta novidade, os pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) escamosos e não-escamosos poderão realizar gratuitamente os testes que, além do PD-L1, identificam a presença dos biomarcadores EGFR e ALK.
O que são Biomarcadores?
Biomarcadores são moléculas biológicas encontradas no sangue e outros fluidos ou tecidos corporais, como urina e plasma, que podem ser utilizados para identificar uma condição biológica ou uma doença. Além disso, alguns biomarcadores podem indicar a probabilidade de desenvolvimento de um determinado tipo de câncer. Quando esses marcadores são adequadamente identificados, permitem classificar grupos de pacientes com maior probabilidade de beneficiarem-se com um tratamento específico.
Programa PD-Point:
A iniciativa de oferecer os três biomarcadores faz parte do Programa PD-Point, lançado em junho pela MSD. Os testes são oferecidos a todos os pacientes diagnosticados com CPNPC – dos tipos escamosos e não escamosos – e devem ser solicitados por um oncologista ou patologista, através de um site único (www.pdpoint.com.br), que permite inclusive, acompanhar todo o processo, desde a retirada da amostra até o recebimento dos resultados.
“A MSD, pensando no paciente, decidiu oferecer os três testes essenciais para tratar da melhor forma possível o paciente com cancer de pulmão. Os testes são realizados em laboratórios de alta qualidade no Brasil e os resultados estarão disponíveis em até 12 dias úteis no site do programa”, explica Dra. Márcia Abadi, diretora médica da Unidade de Oncologia.
A personalização do tratamento, além de aumentar as chances de sucesso do paciente obter resultados expressivos, possibilita que os recursos da saúde, pública e privada, sejam alocados de forma mais sustentável, uma vez que identifica com precisão se o paciente está apto a ser tratado por medicamentos de ponta.
Dr. Carlos Barrios comenta:
“O fornecimento gratuito dos três biomarcadores para o tratamento do câncer de pulmão não pequenas células irá beneficiar muitos pacientes, permitindo a indicação da melhor terapia em 1ª Linha oferecendo a oportunidade destes pacientes terem o melhor resultado possível com o tratamento selecionado de acordo com o resultado dos testes. A seleção da terapia ideal para cada caso também deverá ter um impacto importante nos custos, pois ao indicar o tratamento com maior eficácia evita que pacientes façam tratamentos com poucas ou nenhuma chance de benefício“, explica o Dr. Carlos Barrios.
Dr. Carlos Barrios é oncologista clinico, diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus e presidente do LACOG, além de apoiador do Projeto Cura (projetocura.org).
[1] [1] Bulário eletrônico ANVISA. Acessado em 27/07/2017. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=12828902017&pIdAnexo=7689680