Nova perspectiva para o tratamento de pacientes com RET fusions: dados de registro da LOXO - 292. - Oncologia Brasil

Nova perspectiva para o tratamento de pacientes com RET fusions: dados de registro da LOXO – 292.

2 min. de leitura

A Dra. Ana Gelatti, oncologista clínica membro do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), conversa com o Dr. Alexander Drilon, oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, sobre os resultados do estudo LIBRETTO-001, apresentados hoje pelo Dr. Drilon no Simpósio Presidencial da 20ª World Conference on Lung Cancer, que acontece em Barcelona (Espanha), de 07 a 10 de setembro.

O estudo de fase I/II avaliou a atividade e a segurança de selpercatinibe (LOXO-292), um novo inibidor altamente seletivo para câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) com fusões do gene RET. Com a dose máxima tolerada de 160 mg estabelecida na fase I, a fase II avaliou 253 pacientes com doença avançada, a maioria já tendo recebido quimioterapia baseada em platina em linhas anteriores.

Com taxas de resposta de 68% na população geral do estudo e de 85% nos pacientes sem tratamento prévio, além de uma taxa de descontinuação da medicação por eventos adversos de apenas 1,7%, o selpercatinibe mostrou-se eficaz e bem tolerado. Esse novo inibidor será avaliado pela agência regulatória americana Food and Drug Administration (FDA) ainda este ano e pode ser tornar a primeira terapia-alvo específica para fusões de RET aprovada para pacientes com CPCNP.

A WCLC é a maior reunião do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas torácicas, cujo objetivo é aumentar o entendimento da doença e a colaboração no desenvolvimento e implementação de novas estratégias. Vários resultados de ensaios clínicos são apresentados entre 07 e 10 de setembro de 2019, e você pode acompanhar os principais em vídeos e textos no site oncologiabrasil.com.br/iaslc-19 e nas nossas redes sociais.