Com o crescente numero de novos casos de câncer colorretal em adultos jovens, o novo guideline publicado na CA: A Cancer Journal for Clinicians, apresenta uma revisão das recomendações dos métodos de triagem para prevenção do câncer colorretal, com o objetivo de salvar mais vidas.
A principal mudança é o inicio mais precoce dos exames de detecção desta doença, a orientação é que os exames comecem aos 45 anos. Porém, os especialistas também recomendam que os testes de rastreio do câncer colorretal e ainda a definição dos pacientes com maior risco que devem realizar exames antes dessa idade.
“Apesar dos principais guidelines internacionais ainda divergirem quanto ao melhor método de screening, ou seja, colonoscopia, retossigmoidoscopia, pesquisa de sangue oculto nas fezes e etc, todos concordavam em indicar o início do screening para pacientes de risco comum aos 50 anos de idade. No entanto, apesar das taxas de incidência e mortalidade do câncer colorretal terem diminuído nas últimas décadas na população acima de 55 anos, notou-se um aumento destas taxas em pacientes mais jovens, com menos de 55 anos. Provavelmente este fato está associado ao estilo de vida menos saudável, como sedentarismo, dieta americanizada e tabagismo”, comenta a Oncologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e membro do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), Dra. Renata D’Alpino.
Aliado a esses dados, outras metanálises e modelos que avaliam redução da mortalidade com screening, a American Cancer Society (ACS) publicou formalmente uma nova recomendação de que o screening em pacientes de risco comum deva se iniciar aos 45 anos. Com isso se espera que a mortalidade nessa população mais jovem com câncer colorretal comece a cair.
Guideline de rastreio:
– Pessoas com risco médio deverá começar rastreio regular aos 45 anos.
– Pessoas de boa saúde e deve continuar rastreio regular até os 75 anos.
– Pessoas com idades entre 76 através de 85, fica a critério de analise do médico.
– Pessoas com mais de 85 já não tem a necessidade do rastreio.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.