A ASCO convocou um Painel de Especialistas para realizar uma revisão sistemática da literatura sobre terapia adjuvante para câncer de trato biliar ressecado e fornecer opções de cuidados recomendados para essa população de pacientes.
Três ensaios clínicos randomizados de fase III, um estudo de fase II e 16 estudos retrospectivos preencheram os critérios de inclusão. Com base em evidências de um ensaio clínico randomizado de fase III, pacientes com câncer de trato biliar ressecado devem receber quimioterapia adjuvante com capecitabina por um período de 6 meses. Pacientes com colangiocarcinoma extra-hepático ou câncer de vesícula biliar e uma margem de ressecção cirúrgica microscopicamente positiva (ressecção R1) podem ser tratados com quimioradioterapia, devendo-se considerar o risco de dano e o potencial benefício associado à radioterapia nestes casos. Informações adicionais estão disponíveis em www.asco.org/gastrointestinal-cancer-guidelines.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.