A leucemia / linfoma de células T do adulto (ATL) é uma malignidade de células T maduras causada por infecção crônica pelo vírus linfotrópico-T humano tipo 1. A ATL permanece uma doença desafiadora, como resultado de suas diferentes características clínicas, resistência a múltiplos fármacos, grande carga tumoral, hipercalcemia e / ou infecção oportunista frequente. Desde o último consenso publicado em 2009, tem havido progresso no entendimento da fisiopatologia molecular da ATL e abordagens de tratamento adaptadas ao risco.
Refletindo esses avanços, pesquisadores e médicos se uniram na 18ª Conferência Internacional sobre Retrovirologia Humana – Vírus Linfotrópico T Humano e Retrovírus Relacionados para revisar evidências da prática clínica atual e atualizar o consenso com um novo enfoque na classificação do subtipo de ATL cutânea, lesões do SNC em ATL agressiva, manejo de pacientes idosos ou não-transplantáveis e estratégias de tratamento que incorporam o transplante de células-tronco hematopoiéticas alogênicas em primeira linha e novos agentes.
Este consenso de especialistas foi publicado recentemente na JCO e destaca a necessidade de ensaios clínicos adicionais para desenvolver novas terapias-padrão para o tratamento de ATL.
Saiba mais: http://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/JCO.18.00501
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.