Novos paradigmas no tratamento de 1ª linha do Câncer de Rim metastático - Oncologia Brasil

Novos paradigmas no tratamento de 1ª linha do Câncer de Rim metastático

2 min. de leitura

O Dr. Denis Jardim, oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês, comenta dois importantes estudos (KEYNOTE-246 e JAVELIN Renal 101) de combinações de imunoterapia e terapia-alvo com TKI antiangiogênico, para o tratamento de câncer de rim metastático (CCRm), apresentados no último dia do Genitourinary Cancers Symposium – ASCO-GU 2019, evento que ocorre de 14 a 16 de fevereiro, em São Francisco (EUA).

O médico aponta que os estudos de fase III citados avaliaram as combinações de tratamento em primeira linha de CCRm, tendo o KEYNOTE-426 utilizado a associação de pembrolizumabe e axitinibe, enquanto o JAVELIN utilizou avelumabe e axitinibe. O Dr. Denis explica que primeiro estudo foi positivo para ambos os desfechos primários de sobrevida global (SG) e sobrevida livre de progressão (SLP), com redução de 47% no risco de morte, benefício esse que se manteve constante em todos os subgrupos avaliados, mesmo naquele de pacientes com risco favorável.

O segundo estudo, por sua vez, foi apresentado como atualização dos dados iniciais apresentados na ESMO 2018, revelando manutenção do benefício em SLP e taxa de resposta, porém ainda sem dados maduros de SG. As análises de subgrupo mostraram que o ganho também se mantém em todos os subgrupos, independentemente de risco ou de expressão de PD-L1. Houve ganho da combinação também em relação ao desfecho de sobrevida livre de segunda progressão, sugerindo benefício sustentado de avelumabe e axitinib em relação a sunitinibe, mesmo em tratamentos subsequentes.

O oncologista reforça a importância desses dados na mudança de paradigma do tratamento de 1ª linha do CCRm, colocando ambas as combinações já como potenciais opções de tratamento nesse cenário, com impacto imediato na prática clínica. Os dois estudos foram publicados no New England Journal of Medicine. Para acessar a publicação do KEYNOTE-426, clique aqui. Para acessar a publicação do JAVELIN 101 Renal, clique aqui.