Pacientes na pré-menopausa com câncer de mama apresentam redução na taxa de recorrência com uso da quimioterapia - Oncologia Brasil

Pacientes na pré-menopausa com câncer de mama apresentam redução na taxa de recorrência com uso da quimioterapia

2 min. de leitura

Resultados atualizados da fase 3 do estudo RxPONDER apresentam análise da sobrevida livre de doença invasiva e sobrevida livre de doença a distância de pacientes com câncer de mama RH+ HER2– e LN+, randomizados para terapia endócrina e quimioterapia

Os dados da sobrevida livre de doenças invasivas (SLDi), desfecho primário do estudo, e sobrevida livre de doença a distância (SLP), desfecho secundário, diferenciadas pelo estado da menopausa em uma pré-análise especificada já haviam sido reportadas, com um seguimento de 5,3 anos. Nesse contexto, este trabalho apresenta as atualizações sobre SLDi e SLP com acompanhamento de 6,1 anos, bem como intervalos livres de recorrência da doença (ILRD) e análises post-hoc em mulheres na pré-menopausa.  

Os critérios de elegibilidade incluíam mulheres com mais de 18 anos de idade com câncer de mama RH+ HER2- e 1-3 linfonodos positivos e sem contraindicações à quimioterapia (QT) com taxano e/ou à base de antraciclina. Para serem incluídas no estudo as pacientes eram avaliadas por um teste de RT-PCR para determinação do seu score de recorrência (RS), no qual são analisados 16 genes relacionados ao câncer de mama, e para serem incluídas no estudo as pacientes precisavam de um RS < 25. Os ILRD foram definidos como o tempo para ocorrência de recorrência à distância ou morte por câncer de mama. Uma análise post-hoc foi feita avaliando SLDi entre os braços de tratamento em pacientes pré-menopausa com pN1mi. 

Entre os 4.984 pacientes elegíveis, aconteceram 553 eventos SLDi com um acompanhamento mediano de 6,1 anos. Sendo que as mulheres pós-menopausa não obtiveram qualquer benefício SLDi ou SLP com QT, ou seja, as mulheres pós-menopausa que foram tratadas com terapia endócrina (ET) tiveram o mesmo número de eventos do que aquelas tratadas com QT seguido de ET. No entanto, os benefícios absolutos em 5 anos para o SLDi e SLP com QT para pacientes pré-menopausa foram de 5,9% e 3,3%, respectivamente. Em pacientes pré-menopausa, a QT foi associada a uma melhora da ILRD para todos os valores de score de recorrência (RS) < 25, com uma melhoria absoluta de 2,3% para RS 0-13 e de 2,8% para a RS 14-25. Entre os pacientes pré-menopausa, 12,4% (n=206) tinham doença N1mic. Em uma análise posterior, houve uma tendência para o benefício da QT para aqueles com N1mic [razão de risco (HR)=0,44, IC = 0,18-1,08].  

17,2% dos pacientes pré-menopausa realizou supressão da função ovariana (OFS) nos primeiros 24 meses e, na análise de dois anos, não houve diferença na SLDi daqueles que foram ou não submetidos a OFS (HR=0,88,CI=0,47-1,63). Em mulheres na pré-menopausa atribuídos à terapia endócrina (ET), 58,9% deixaram de menstruar nos primeiros 24 meses, e melhoraram o SLDi em comparação com aqueles que continuaram com menstruações regulares (HR=1,48,CI: 0,92-2,40). Entre os pacientes pré-menopausa atribuídos à QT seguida de ET, 80,8% a partir do momento em que se encontram em período nos primeiros 24 meses e têm um SLDi melhorado numericamente em comparação com aqueles que continuam a ter períodos regulares (HR=1.56, IC:0.85-2.86). 

Os dados do estudo concluem que os pacientes pré-menopausa com 1-3 linfonodos positivos e score de recorrência (RS) < 25 tiveram uma melhora estatisticamente significativa na ILRD com a adição da QT. Uma pequena proporção dos participantes do estudo foi submetida à OFS. O papel da OFS no que diz respeito ao benefício da QT não pode ser determinado a partir deste estudo. Um futuro ensaio randomizado deve abordar a questão clínica se a OFS pode substituir a QT em pacientes pré-menopausa com câncer de mama RH+ HER2-, linfonodo positivo. 

Referências:

GS2-07 – Kevin M Kalinsky et al., Updated results from a phase 3 randomized clinical trial in participants (pts) with 1-3 positive lymph nodes (LN), hormone receptor-positive (HR+) and HER2-negative (HER2-) breast cancer (BC) with recurrence score (RS) < 25 randomized to endocrine therapy (ET) +/- chemotherapy (CT): SWOG S1007 (RxPONDER). Presented at 2021 San Antonio Breast Cancer Symposium®.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal