Patritumabe deruxtecana (HER3-DXd): nova oportunidade de tratamento demonstra eficácia entre subtipos tumorais de câncer de mama avançado HER3+ - Oncologia Brasil

Patritumabe deruxtecana (HER3-DXd): nova oportunidade de tratamento demonstra eficácia entre subtipos tumorais de câncer de mama avançado HER3+

2 min. de leitura

Estudo estabeleceu um range de dosagem com risco/benefício favorável, retornando boas taxas de resposta e durabilidade 

  A expressão de HER3 é um constituinte de muitos tumores de mama e outros tumores sólidos. Tal expressão levou ao desenvolvimento e aprovação de terapias voltadas para esse alvo, como o caso do patritumabe deruxtecana (HER3-DXd). Esse fármaco trata-se de um anticorpo anti-HER3 conjugado a uma droga que demonstrou eficiente atividade antitumoral em diferentes níveis iniciais de expressão de HER3. 

Como a expressão desse receptor está associada a um pior prognóstico, o estudo de fase I/II, U31402-A-J101, avaliou a eficácia entre os diferentes subtipos tumorais e segurança com relação à dosagem de HER3-DXd em pacientes com câncer de mama avançado HER3+. 

No estudo, foram incluídos 182 pacientes que receberam ao menos 1 dose de HER3-DXd. A avaliação de eficácia foi avaliada dentro de cada subtipo, de modo que os tumores HR+/HER2- (n=113) apresentou uma taxa de resposta objetiva de 30,1% e uma mediana de sobrevida livre de progressão de 7,4 meses, os tumores triplos negativos (n=53) 22,6% e 5,5 meses, respectivamente e os HER2+ (n=14) 42,9% e 11 meses. Cabe ressaltar que a resposta objetiva foi observada em pacientes independente da expressão de HER3. 

Na avaliação de segurança, toxicidades G3 ou superior ocorreram em 71,4% dos pacientes sendo que 9,9% demandaram descontinuação do tratamento. 4 pacientes apresentaram doença intersticial pulmonar, sendo 3 casos G3 e uma toxicidade G5. 

Os resultados de fase I/II aqui apresentados apontam para um perfil de toxicidade manejável atrelado a uma eficácia duradoura em pacientes com câncer de mama avançado previamente tratados e dentre diferentes subtipos tumorais. O estudo traz um range de dosagem com bom risco/benefício e fortalece a continuidade das avaliações de patritumabe deruxtecana nesse contexto. 

Referências: 

  1. Krop IE, Masuda N, Mukohara T, et al. Patritumab Deruxtecan (HER3-DXd), a Human Epidermal Growth Factor Receptor 3-Directed Antibody-Drug Conjugate, in Patients With Previously Treated Human Epidermal Growth Factor Receptor 3-Expressing Metastatic Breast Cancer: A Multicenter, Phase I/II Trial. J Clin Oncol. 2023 

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal