Pembrolizumabe em combinação com quimioterapia melhora a sobrevida em pacientes com TNBC em estágio inicial - Oncologia Brasil

Pembrolizumabe em combinação com quimioterapia melhora a sobrevida em pacientes com TNBC em estágio inicial

2 min. de leitura

A Dra Marcela Bonalumi comenta os resultados finais do estudo KEYNOTE-522. 

 

O estudo de fase 3 KEYNOTE-522 (NCT03036488) revelou que a adição de pembrolizumabe à quimioterapia no tratamento neoadjuvante de pacientes com câncer de mama triplo negativo (TNBC) em estágio inicial oferece benefícios significativos na sobrevida global (OS) e na sobrevida livre de eventos (EFS). Com um seguimento mediano de 75,1 meses, os resultados finais mostram que o grupo tratado com pembrolizumabe apresentou uma redução de 34% no risco de morte (HR 0,66; IC 95%, 0,50-0,87; P=0,0015) em comparação com o grupo tratado com quimioterapia isolada. 

A taxa de OS em 5 anos foi de 86,6% no grupo pembrolizumabe versus 81,7% no grupo controle. Além disso, a EFS também foi significativamente maior no grupo pembrolizumabe (81,2% versus 72,2%), demonstrando a eficácia desta combinação em retardar a progressão da doença. Esses resultados foram consistentes entre diversos subgrupos de pacientes, independentemente da expressão de PD-L1 ou status nodal. 

Do ponto de vista de segurança, a taxa de eventos adversos relacionados ao tratamento de grau ≥3 foi ligeiramente superior no grupo pembrolizumabe (77,1% vs 73,3%), com uma incidência de morte relacionada ao tratamento de 0,5% no grupo pembrolizumabe comparado a 0,3% no grupo controle. Eventos adversos imunomediados foram mais frequentes no grupo pembrolizumabe (35% vs 13,1%). 

Esses achados, além de interessantes, levantam alguns questionamentos sobre o perfil da paciente indicada para essa terapia, sem resposta completa, com resposta completa, quais biomarcadores necessários para distinguir os perfis, entre outros. 

Para saber mais, assista o vídeo completo. 

Referências: 

  1. Schmid, J. Cortés, R. Dent. Neoadjuvant pembrolizumab or placebo plus chemotherapy followed by adjuvant pembrolizumab or placebo for high-risk early-stage TNBC: Overall survival results from the phase III KEYNOTE-522 study. Presented at ESMO 2024, LBA4.

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação