PHERGain: análise dos resultados do tratamento de neoadjuvância na sobrevida livre de doença invasiva em pacientes com câncer de mama HER2 positivo - Oncologia Brasil

PHERGain: análise dos resultados do tratamento de neoadjuvância na sobrevida livre de doença invasiva em pacientes com câncer de mama HER2 positivo

2 min. de leitura

Neste vídeo, Dr. Max Mano, médico oncologista e líder em Câncer de Mama no Grupo Oncoclinicas, aborda os resultados do estudo clínico PHERGain apresentados na sessão oral de câncer de mama na conferência da American Society of Clinical Oncology – ASCO 2023®. Acesse e confira! 

 

O ensaio clínico PHERGain é um estudo de fase II que avaliou o tratamento neoadjuvante em pacientes com câncer de mama por meio da análise de dois braços não comparativos, nos quais as pacientes receberam a quimioterapia padrão com duplo bloqueio (P + H) ou apenas o tratamento com duplo bloqueio (P + H). A principal inovação desse grupo foi o acompanhamento da resposta ao tratamento por meio do PET-CT e análise de resposta patológica completa (pCR), que direcionaram a decisão sobre a continuidade da estratégia inicialmente adotada. 

Os resultados foram surpreendentemente positivos e demonstraram que mais de 95% das pacientes submetidas ao duplo bloqueio (P + H) isolada apresentaram 3 anos sem evidência de doença, com uma taxa de sobrevida livre de doença invasiva de 99% (apenas um caso de recorrência no total de 86 avaliados). Sendo assim, os resultados destacam que cerca de 30% dos pacientes apresentaram resultados satisfatórios com o tratamento sem a quimioterapia, tornando possível o descalonamento e sua remoção do a terapia. 

Dessa forma, o Dr. Max Mano destaca que, apesar do tempo de acompanhamento ser interessante, ainda são necessárias novas avaliações sobre recidivas tardias com o desenvolvimento de estudos maiores, mas os dados apresentados fornecem segurança para o manejo dos casos de exceção, como em pacientes com baixa tolerabilidade para o tratamento com quimioterapia. 

Acesse o vídeo e confira o conteúdo na íntegra!  

 

 

 

Referência:  

1 – CORTES, J. et al., 3-year invasive disease-free survival (iDFS) of the strategy-based, randomized phase II PHERGain trial evaluating chemotherapy (CT) de-escalation in human epidermal growth factor receptor 2-positive (HER2[+]) early breast cancer (EBC). J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 17; abstr LBA506) 

2 – JERSEY CITY, N.J., June 2, 2023 /PRNewswire/ — MEDSIR announced today the positive results of the PHERGain trial. This study is the first to use an adaptive design that tailor’s treatment in the neoadjuvant/adjuvant setting of patients with HER2-positive early breast cancer. The main objective of this trial was to assess the feasibility of a chemotherapy-free strategy based on a dual HER2 blockade with trastuzumab and pertuzumab through a positron emission tomography (PET)-based, pathologic complete response response(pCR)-adapted strategy. Acessado em 04/06/2023 

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação