Plenária paralela do IMON encerra o primeiro dia tratando dos diversos ângulos do transplante de células-tronco hematopoiéticas - Oncologia Brasil

Plenária paralela do IMON encerra o primeiro dia tratando dos diversos ângulos do transplante de células-tronco hematopoiéticas

2 min. de leitura

A enfermeira e membro da Associação Brasileira de Enfermagem em Oncologia e Onco-Hematologia (ABRENFOH), Bruna Tirapelli e a enfermeira e coordenadora de transplantes de medula óssea da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Camila Motta, falaram no encerramento do primeiro dia do Primeiro International Meeting in Oncology Nursing (IMON) sobre a plenária paralela a respeito de transplante de células-tronco hematopoiéticas.

Durante a sessão, os múltiplos aspectos relacionados ao cuidado com pacientes que receberam este tipo de transplante foram abordados, incluindo as boas práticas assistenciais e aspectos gerenciais do cuidado. Um dos destaques da mesa foi uma fala a respeito de todo o processo de navegação, durante os três momentos do transplante: antes, durante e depois transplante. Também foram abordadas as melhores práticas de ambiente protetor, assim como a visita de animais de estimação em ambientes de transplante como uma maneira de melhorar a qualidade de vida do paciente.

No que diz respeito à parte gerencial, alguns dos destaques foram uma aula sobre a equipe de enfermagem para transplante, com atenção para a qualificação necessária à equipe que lida com pacientes de transplante, uma aula a respeito da coleta de indicadores e, por fim, uma apresentação feita pela própria Camila Motta, compartilhando a experiência de sua equipe na Beneficência Portuguesa no processo de implantação da prática de transplantes de células-tronco hematopoiéticas.

Foram esses temas abordados pelas enfermeiras, Bruna Tirapelli e Camila Motta na primeira edição do IMON, evento que ocorre nos dias 06 e 07 de setembro de 2019, no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo (SP). Acompanhe a cobertura do evento no site e nas redes (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube) da Oncologia Brasil!