Neste vídeo, a Dra. Débora Gagliato, Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta sobre os resultados apresentados no ESMO Breast Cancer® 2024 do estudo que investigou o retratamento com T-DXd após pneumonite de grau 1 apresentado durante o ESMO Breast Cancer® 2024. Acesse e confira!
O ESMO Breast Cancer® 2024 ocorreu entre os dias 14 e 17 de maio de 2024 e reuniu os principais especialistas em câncer de mama do mundo, proporcionando um ambiente para a discussão sobre inovações e cuidados dos pacientes.
No vídeo, a especialista comenta sobre a análise agrupada de dados de pacientes com câncer de mama tratados com trastuzumabe deruxtecano (T-DXd) após eventos de pneumonite leve.
A pneumonite de grau 1 ou 2 (leve) é um dos principais eventos adversos dessa medicação e ocorre aproximadamente 15% da população tratada, mas se realizado o manejo adequado seguindo as recomendações dos guidelines, apresenta um bom prognóstico.
O estudo reuniu os dados de 9 ensaios clínicos de pacientes com câncer de mama, câncer gástrico, colorretal e de câncer de pulmão de não pequenas células com alteração de HER2 que receberam ≥1 dose de T-DXd (5,4-8,0 mg/kg) em monoterapia.
Os resultados demonstraram que 23,3% (45) dos pacientes apresentaram a reintrodução do T-DXd após a pneumonite de grau 1, dos quais 68,9% não foram submetidos à redução da dose do medicamento. Ainda, houve o registro que em 66,7% dos pacientes não houve a reincidência da pneumonite.
Acesse e confira os detalhes dessa importante apresentação!
Referências:
Rugo, H.S., et al., Pooled analysis of trastuzumab deruxtecan (T-DXd) retreatment (RTx) after recovery from grade (Gr) 1 interstitial lung disease/pneumonitis (ILD). Abstract 267MO. Annals of Oncology (2024) 9 (suppl_4): 1-12. 10.1016/esmoop/esmoop103324.
Alameda Campinas, 579 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01404-100
CEO: Thomas Almeida
Editor científico: Paulo Cavalcanti
Redatora: Bruna Marchetti
© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou
tratamentos.