Prevalência de “HER2ultrabaixo” entre pacientes com câncer de mama avançado com histórico de status IHC0 - Oncologia Brasil

Prevalência de “HER2ultrabaixo” entre pacientes com câncer de mama avançado com histórico de status IHC0

3 min. de leitura

Neste vídeo, o Dr. Dr. Giuseppe Viale, Diretor do Departamento de Patologia e do Laboratório de Medicina no Instituto Europeu de Oncologia em Milão – Itália, comenta sobre os resultados do estudo que avaliou pacientes com câncer de mama avançado inicialmente classificados como HER2-negativos com base em critérios específicos de coloração de membrana e a relação dessas análises com a potencial eficácia da terapia direcionada ao HER2. Acesse e confira na íntegra! 

Pacientes com câncer de mama são classificados como HER2-positivos (IHC3 ou IHC2/ISH) ou HER2-negativos (IHC0, IHC1 e 2/ISH). Dentro da categoria HER2-negativo, os pacientes que atendem aos critérios HER2 ˡ ᵒ ᵂ(IHC1+ou IHC2+/ISH-) podem se beneficiar da terapia direcionada ao HER2, como o trastuzumabe deruxtecano. Pacientes que atendem aos critérios IHC0 com coloração de membrana incompleta e fraca em >0, mas ≤10% das células tumorais – definidas como “HER2 ᵘ ˡ ᵗ ʳ ᵃ ⁻ ˡ ᵒ ʷ”, também podem se beneficiar da terapia direcionada ao HER2. No presente estudo, os autores analisaram a prevalência da expressão “HER2 ᵘ ˡ ᵗ ʳ ᵃ ⁻ ˡ ᵒ ʷ” com base em lâminas de biópsia HER2 IHC reavaliadas. 

De modo geral, nesse estudo os pesquisadores utilizaram dados de Registro Eletrônico de Saúde (em inglês, Electronic Health Record – EHR) de todos os três campi da Mayo Clinic dos EUA. Foram identificados um total de 300 pacientes com câncer de mama avançado (estágios III-IV) e status HER2 IHC0 clinicamente documentado entre janeiro de 2017 e janeiro de 2023. Uma lâmina de biópsia por paciente (ensaio IHC: anticorpo primário monoclonal de coelho VENTANA Pathway anti-HER2/neu (4B5)) foi digitalizada e escaneada com ampliação de 40x. Dois patologistas da Mayo Clinic pontuaram e relataram de forma independente o status de HER2 de acordo com as diretrizes ASCO-CAP de 2023 e incluíram a porcentagem de coloração tumoral para cada lâmina. Os pacientes foram considerados “HER2 ᵘ ˡ ᵗ ʳ ᵃ ⁻ ˡ ᵒ ʷ” se a sua lâmina fosse classificada como IHC0 com coloração >0% mas ≤10%. O κ de Cohen foi utilizado para quantificar a concordância entre patologistas. 

Resumidamente, os pacientes reavaliados (n=300) tinham idade média de 57,8 anos (desvio padrão, DP=13,5), com ~97% apresentando documentação IHC0 dentro de 30 dias após a lâmina da biópsia revisada. Um total de 285 (95%) pacientes permaneceram classificados como IHC0 por pelo menos um patologista. Destes, 60% (n=171) foram determinados como “HER2 ᵘ ˡ ᵗ ʳ ᵃ ⁻ ᵇ ᵃ ⁱ ˣ ᵒ” por pelo menos um patologista. A taxa de “HER2 ᵘ ˡ ᵗ ʳ ᵃ ⁻ ˡ ᵒ ʷ” por patologista variou de 43% (n=121) a 45% (n=104). A concordância global entre patologistas foi de 57%; pacientes sem coloração observável de HER2 IHC representaram a maioria dos pacientes concordantes. 

Em conclusão, os autores destacam que cerca de 3 em cada 5 pacientes com câncer de mama avançado originalmente classificados como HER2 IHC0 atenderam aos critérios “HER2ᵘ ˡ ᵗ ʳ ᵃ ⁻ ˡ ᵒ ʷ” por pelo menos um patologista, o que implica que um número significativo de pacientes adicionais pode se beneficiar da terapia direcionada ao HER2. A concordância relativamente baixa entre patologistas especialistas em HER2 na identificação de níveis mais baixos de expressão de HER2 sugere a necessidade de maior precisão possibilitada por ferramentas digitais, aproveitando a IA, por treinamento para patologistas de prática comunitária e por seguir as recomendações de melhores práticas na determinação do status de IHC de HER2. 

Referências: 

  1. Sandhya Mehta, Anushree Iyengar, Hannah Barman et al. Prevalence of “HER2 ultra-low” among patients with advanced breast cancer with historical IHC0 status. J Clin Oncol 42, 2024 (suppl 16; abstr e13156). 10.1200/JCO.2024.42.16_suppl.e13156  

© 2020 Oncologia Brasil
A Oncologia Brasil é uma empresa do Grupo MDHealth. Não provemos prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal

Conteúdo restrito para médicos, entre ou crie sua conta gratuitamente

Faça login

Crie sua conta

Apenas médicos podem criar contas, insira abaixo seu CRM e Estado do CRM para validação